Porto do Itaqui apresenta estudo de mercado para c...

Publicada em: 14.03.2018

Porto do Itaqui apresenta estudo de mercado para contêiner na Intermodal South América 2018

Documento aponta potencial de movimentação de 120 mil TEUS em 2020

O Porto do Itaqui marcou presença na 24ª edição da Intermodal South América 2018, Centro de Exposições São Paulo Expo, em São Paulo, no período de 13 a 15 de março, com apresentação dos resultados do estudo conceitual e logístico das áreas de influência do corredor de transporte e integração sul-norte do Maranhão e do Porto do Itaqui. 

“Nosso objetivo com esse amplo estudo de mercado é otimizar o conhecimento sobre a logística de escoamento da produção da Área de Influência do Corredor Sul-Norte do Maranhão e mapear o potencial de movimentação de contêineres na Área de Influência do Porto do Itaqui, que abrange oito estados brasileiros”, afirma o presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago. 

O estudo selecionou 25 produtos estratégicos de maior relevância para a área de influência da região e mapeou sua movimentação de cargas atual e futura. A partir dessas análises foi identificado o potencial de movimentação de cargas de cada trecho do Corredor, totalizando um potencial de movimentação de carga de 7,2 milhões de toneladas até 2020 e de 8,9 milhões de toneladas até 2030. 

No que se refere ao mercado de contêineres o estudo apontou que os principais estados de origem e destino dos contêineres movimentados pelo Itaqui são o Maranhão, Goiás, Pará e Tocantins. Juntos, esses estados representam 89,6% da movimentação potencial no ano de 2020, estimada em 120 mil TEUs, podendo atingir 162,0 mil TEUs em 2030. 

Os principais segmentos de cargas com potencial de movimentação são carnes e outros alimentos refrigerados, arroz e outros cereais, produtos químicos, algodão em pluma, máquinas e equipamentos industriais, ferro e aço, produtos cerâmicos, ferroligas, entre outros. 

O estudo foi realizado com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), com base em Convênio de Cooperação Técnica firmado com o Governo do Estado do Maranhão por meio da EMAP.