Porto do Itaqui agradece apoio dos Bombeiros em aç...

Publicada em: 16.06.2020

Porto do Itaqui agradece apoio dos Bombeiros em ação solidária

Mais de 300 toneladas de alimentos foram distribuídas para famílias em situação de vulnerabilidade social na área Itaqui Bacanga, Cujupe e Ilha do Cajual, um território que compreende o entorno do Porto do Itaqui e Terminais de Ponta da Espera e Cujupe, administrados pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). Nesta segunda (15), o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, acompanhado do diretor de Administração e Finanças, Artur Thiago Costa, visitou o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), no Bacanga, onde foi recebido pelo comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo e pelo comandante do CPAM – 3 da Polícia Militar do Maranhão, Edvaldo Mesquita dos Santos.

O encontro foi um gesto de agradecimento pelo apoio dessas instituições na entrega de mais de 300 toneladas de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social que moram em áreas onde a EMAP opera. Também participaram da reunião o major Patrício Daniel dos Passos Penha, do 11º Batalhão de Bombeiro Militar-Itapecuru e major Jorgeilson Costa Frazão, coordenador operacional.

“Somos gratos pelo incansável trabalho do Corpo de Bombeiros e da PM, que atuaram junto à nossa equipe de voluntários, orientando a ação de modo que os alimentos chegassem às famílias mais necessitadas de forma segura. Um trabalho de solidariedade e apoio às comunidades do entorno das nossas operações”, afirmou Ted Lago.

O coronel Célio Roberto também demonstrou gratidão pela atuação conjunta. “É uma forma de amenizar a situação de muitas famílias em condição de vulnerabilidade. Desde o início de abril conseguimos alcançar milhares de famílias da área Itaqui-Bacanga. Agradecemos a EMAP pela parceria que fez chegar o alimento a essas pessoas em um momento que elas mais precisavam de auxílio”, disse.

Rede de auxílio

A iniciativa é parte do trabalho de responsabilidade social da EMAP que mantém a relação porto cidade como eixo do seu planejamento estratégico. Além disso, integra um esforço coletivo que mobilizou empresas públicas e privadas para minimizar as consequências da pandemia do coronavírus entre as pessoas mais necessitadas da região do complexo industrial e portuário.

A EMAP forneceu as cestas básicas que foram distribuídas em comunidades localizadas na área Itaqui-Bacanga, Cujupe e Ilha do Cajual, atingindo um total de 70 bairros e cerca de 30 instituições. Os alimentos foram entregues de casa em casa, evitando aglomeração, durante 38 dias úteis, em um trabalho voluntário que contou com a participação de colaboradores da EMAP, das empresas G5 Logística e Pedreiras e das equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e PM. A força-tarefa contou ainda com apoio das organizações sociais e lideranças comunitárias, que facilitaram o acesso às comunidades mais distanciadas do perímetro urbano.