Porto do Itaqui abre Programa de Visitas para 2019

Publicada em: 17.01.2019

Porto do Itaqui abre Programa de Visitas para 2019

Após um breve recesso de fim de ano, o agendamento para o Programa de Visitas do Porto do Itaqui em 2019 será aberto na próxima segunda-feira (21) pelo site www.portodoitaqui.ma.gov.br/. As visitas serão realizadas em dois turnos, pela manhã (das 9h às 11h) e tarde (das 14h às 16h), sempre às quartas-feiras, e o objetivo do programa é receber grupos interessados em conhecer os aspectos gerais e ver de perto um pouco da realidade do Porto do Itaqui, sua relação com a comunidade e a importância desse patrimônio para o desenvolvimento do Maranhão e de toda a sua área de influência.

Os excelentes resultados da gestão do Porto do Itaqui, que em 2018 bateu recorde de movimentação de cargas, superando a marca de 22 milhões de toneladas, têm despertado um interesse cada vez maior da população. O programa fechou o ano com um total de 2.174 visitantes. Isso sem contar as 1.848 pessoas que estiveram no Itaqui para conhecer a Fragata Liberal, embarcação da Marinha do Brasil que atracou no porto em agosto e permaneceu por dois dias aberta à visitação.

O número de visitantes em 2018 representa um aumento de quase 10% em relação a 2017. A maioria dos grupos é de estudantes, entre secundaristas e universitários, mas o programa é aberto para todas as pessoas. Cada visita pode receber no mínimo 10 e no máximo 40 pessoas.

“A demanda vem crescendo e por isso já no ano passado passamos a receber dois grupos a cada quarta-feira. Isso demonstra a resposta da comunidade ao trabalho que vem sendo realizado e contribui para fortalecer a relação porto-cidade, um dos pilares da política do sistema de gestão integrada do Itaqui”, afirma a gerente de Relações Institucionais do Itaqui, Deborah Baesse.

Como fazer

O primeiro passo é fazer o cadastro prévio no site e aguardar o retorno para confirmação do agendamento e repasse de todas as orientações. Por se tratar de área alfandegada e de segurança, o procedimento para visita obedece a alguns critérios, como o da idade mínima (12 anos). Além disso, visitantes menores de 14 anos e maiores de 70 anos devem ser acompanhados por um responsável.

Pessoas com dificuldade de locomoção ou alguma outra necessidade de atendimento específico devem informar com antecedência para que sejam tomadas as providências necessárias.

Parte da visita ocorre em área operacional, por isso é necessário que os participantes usem sapatos fechados e sem salto, calças compridas e blusas de manga. A visita começa com uma apresentação institucional, no auditório, e segue com o tour na área de cais. Em dias de chuva as visitas não são permitidas e nesses casos uma nova data será agendada.

Informações mais detalhadas sobre o Programa de visitas do Porto do Itaqui podem ser solicitadas por e-mail (comunicacao@emap.ma.gov.br) ou telefone (98) 3216-6549.