Porto Comunidade promove 500 atendimentos por dia...

Publicada em: 24.09.2015

Porto Comunidade promove 500 atendimentos por dia no Terminal do Cujupe

O programa Porto Comunidade, que o Governo do Maranhão realiza, desde terça-feira (22), no Terminal do Cujupe (Alcântara), vem atingindo capacidade máxima em todas as frentes de trabalho, com mais de 500 atendimentos por dia. As atividades seguem esta quinta-feira (24), das 9h às 16h.

Por meio do programa, estão sendo prestados serviços em saúde, educação, esporte, lazer e cidadania para estudantes de escolas públicas das comunidades do Cujupe, Boa Vista, Cajual e Aranhengaua, seus familiares e, também, integrantes da Associação de Vendedores do Cujupe.

O programa foi desenvolvido pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), com apoio das secretarias de Estado de Saúde (SES), Igualdade Racial (Seir), da Mulher (Semu), Desenvolvimento Social (Sedes), do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Esporte e Lazer (Sedel), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Prefeitura de Alcântara, por meio das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação.

"A aproximação da Emap com a comunidade, na região do Terminal do Cujupe, é realizada em parceria com vários órgãos públicos, por meio de um trabalho integrado para levar benefícios para a população. Esta é a primeira edição e a proposta é avançar, cada vez mais, com o Porto Comunidade", afirmou o presidente da Emap, Ted Lago.

No primeiro dia do programa foram realizados 300 testes na área de saúde, entre HIV, sífilis e hepatite C. "A maioria dos atendidos nunca havia feito esses testes antes", informou Francismaria Silva Correia, conselheira do Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

"Achei maravilhoso este atendimento aqui, porque nós, do povoado, não conseguimos consulta fácil", disse Marinalva Ferreira, moradora da comunidade de Japeú (Alcântara). Alice Vieira, do Cujupe, levou a mãe, Maria Vieira, de 85 anos, para medir a pressão. No posto de atendimento em cidadania em que foram emitidos 100 documentos, entre RG, CPF e CTPS até a esta quarta-feira (23).

Carreta da Mulher

O Governo do Maranhão também está levando ações sociais para beneficiar as mulheres da área do Terminal de Passageiros de Cujupe e povoado Cajueiro, em Alcântara. A ação é feita por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), utilizando o Programa Carreta da Mulher Maranhense.

Com sua estrutura formada por técnicos da SEMU, a Carreta da Mulher Maranhense segue em mais esta etapa de atendimentos levando as Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra Mulher, ações de saúde como a realização de exame preventivo do câncer de colo do útero (papanicolau), testes rápidos de HIV e vacinação.

"A mulher maranhense esteja ela onde estiver tem o direito de receber atendimento médico, conhecer seus direitos está na Constituição, saúde é direito de todos e dever do Estado. E promover ações que garantam o empoderamento da mulher maranhense é uma das prioridades do governo Flávio Dino e estamos aqui garantindo esse direito", disse a coordenadora da Carreta da Mulher, Teresa Cristina.

"São três dias de intensas atividades e nos sentimos gratificadas pela resposta dessas mulheres a essa ação e vendo o quanto precisamos intensificar nosso trabalho junto a essas comunidades", disse Claúdia Gouveia, chefe do Departamento de Projetos Especiais e Captação de Recursos (Depec) da Semu. A Carreta da Mulher Maranhense fica até o dia 24 realizando ações na área do Cujupe, depois segue para os municípios de Igarapé do Meio (25/09 e 26/09) e Zé Doca (28/09 e 29/09).

Assistência Social

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), como parte integrante do Programa 'Porto Comunidade', realizada pelo Governo do Estado, também levou ações de Assistência Social para os povoados de Cajual e Porto Novo, nos dias 22 a 24 de setembro, no Terminal de Passageiros do Cujupe.

Por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social e de Renda de Cidadania, a Sedes realizou ações com foco no repasse de informações sobre os serviços sociassistenciais oferecidos pelo Governo do Estado em parceria com os municípios e, ainda, sobre o correto repasse de informações das famílias ao Cadastro Único (CadÚnico), que permite o acesso ao Programa Bolsa Família e demais programas sociais.

As ações contaram com palestras relâmpagos sobre os serviços e programas da Assistência Social e programas sociais do Governo Federal, oficinas técnicas com os gestores do município de Alcântara e atendimento ao público sobre o Programa Bolsa Família.

O superintendente de Programas e Distribuição de Renda, Vicente Memória, destacou a importância das ações do governo Flávio Dino para as comunidades atendidas. "O público-alvo desta ação precisa constantemente de esclarecimentos sobre os programas e serviços dos quais eles têm direito, para terem acesso de forma correta. São famílias em condição de vulnerabilidade social que precisam ter seus direitos garantidos para que tenham uma vida mais digne e esse é o propósito do Governo do Estado, com estas iniciativas", destacou Vicente.

A Sedes realizou, ainda, uma campanha entre os servidores estaduais para arrecadação de kits de saúde bucal, compostos por uma escova, um creme dental e um fio dental. Durante a primeira edição do Programa 'Porto Comunidade', em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, foram realizadas demonstrações de higienização bucal e, ao fim, os kits foram distribuídos entre crianças e adultos das comunidades atendidas.

A trabalhadora rural Karliete Sousa, da comunidade Porto Novo, parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa. "Nós da comunidade estamos muito felizes em poder contar com esses tipos de serviços, que, na maioria das vezes, não temos oportunidade de ter com qualidade. Estamos sendo bem recebidos com uma equipe educada e capacitada, e isso é muito importante para nós", disse Karliete.

Fonte: Assessoria de Imprensa EMAP/SECOM