Porto Comunidade atende mais de 2,5 mil pessoas

Publicada em: 28.09.2015

Porto Comunidade atende mais de 2,5 mil pessoas

O programa Porto Comunidade realizado pelo Governo do Maranhão, no Terminal do Cujupe, em Alcântara, na terça (22), quarta (23) e quinta-feira (24), fez mais de 2,5 mil atendimentos em saúde, educação, esporte, lazer e cidadania para estudantes de escolas públicas das comunidades do Cujupe, Boa Vista, Cajual e Aranhengaua, seus familiares, atendendo ainda integrantes da Associação de Vendedores do Cujupe. Além dessas áreas inicialmente mapeadas, o Porto Comunidade atendeu moradores de outros povoados, como Itamatatiua, Macacos e Raimundo Sú.

O programa foi desenvolvido pela área de Responsabilidade Social da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) com apoio das Secretarias de Estado de Saúde (SES), Igualdade Racial (Seir), da Mulher (Semu), Desenvolvimento Social (Sedes), do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Esporte e Lazer (Sedel), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Prefeitura de Alcântara, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação. O programa mobilizou um total de 130 servidores.

"A palavra que fica é gratidão. Em nome do governador Flávio Dino, o momento é de agradecer a cada um dos profissionais que se mobilizaram junto conosco para levar benefícios a essas comunidades. Sabemos de nossa responsabilidade e vamos continuar trabalhando, sempre em parceria, e contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirmou o presidente da Emap, Ted Lago.

Ação e benefícios

O Porto Comunidade disponibilizou serviço de avaliação nutricional para cerca de 500 crianças de até 10 anos de idade, que também receberam orientação sobre técnica de escovação de dentes e aplicação de flúor. Nessa atividade foram distribuídos 300 kits com escova e pasta dental.

Para adultos foram oferecidos testes de glicemia, monitoramento de pressão arterial, exames de hanseníase e tuberculose, com acompanhamento psicológico e distribuição de material educativo, com mais de 400 exames realizados.

A saúde feminina foi garantida com a Carreta da Mulher, equipada para a realização de exame preventivo do câncer de colo do útero (papanicolau), testes rápidos de HIV e vacinação. Na área de combate e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis foram realizados 900 testes (sífilis, hepatite B e C e HIV/Aids), com orientação educativa e distribuição de preservativos.

O mutirão de atendimento em cidadania foi responsável pela emissão de cerca de 400 documentos, entre os quais RG, CPF e carteira de trabalho, nos três dias do programa. A equipe continuou no terminal até este sábado (26) para atender toda a demanda.

"É importante lembrar o trabalho dos servidores nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, que realizaram uma ação paralela de capacitação das equipes que trabalham as políticas públicas nas comunidades atendidas", explicou a gerente de Responsabilidade Social da Emap, Deborah Baesse. As orientações foram voltadas ao Benefícios de Proteção Continuada (BPC), capacitação de Conselheiros Tutelares e equipes do Programa Saúde da Família, entre outros.

Números do Programa
2.527 atendimentos diretos
490 atendimentos em saúde da criança
Mais de 400 doses de vacina