Política de Responsabilidade Social da EMAP é lanç...

Publicada em: 30.06.2014

Política de Responsabilidade Social da EMAP é lançada

Conhecer para Transformar, o título dessa publicação é um convite para entender um pouco mais a realidade da área Itaqui-Bacanga.

Produzido pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do porto do Itaqui, em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), por meio do Movimento Nossa São Luís, e consultoria técnica da Kairós Desenvolvimento Social, o documenta traça um cenário de desafios e oportunidades com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos mais de 30 bairros da região e seus mais de 130 mil habitantes. O livro e a Política de Responsabilidade Social da EMAP foram apresentados, às instituições públicas, privadas e representantes do Terceiro Setor, na quinta-feira, dia 26 de junho.

A publicação, além de traçar um raio "x" da área Itaqui-Bacanga, aponta novos caminhos e sugere ferramentas a serem úteis na medida em que alicerçará a tomada de decisão sobre as melhores formas de atuar de forma conjunta e parceira sobre as demandas. Elaborado com base em sistema de indicadores, estudo local e pesquisa de campo e outros procedimentos que envolveram a população, o Diagnóstico vai além. Ao final do documento são enumeradas dez diretrizes que, na verdade são respostas aos resultados dessa análise feita na região, que, uma vez implementadas, podem melhorar aspectos essenciais na vida das pessoas como saúde, educação, moradia, diminuição da pobreza, do trabalho infantil, da violência entre outros.

O Diagnóstico Social da área Itaqui-Bacanga - Conhecer para Transformar reflete a Política de Responsabilidade Social (RS) da EMAP, que também será apresentada. Na missão da RS consta promover às comunidades vizinhas ao porto do Itaqui, o acesso a serviços sociais, culturais, ambientais, de educação, por meio de ações de responsabilidade social que primem pela excelência, pela inovação, pela transformação para melhorar as condições de vida das comunidades atendidas, pela parceria produtiva com outras organizações, pela segurança no trabalho e pela sustentabilidade em todas as atividades desenvolvidas. "Entendemos que a busca pela modernização constante e expansão do porto do Itaqui devem avançar paralelamente ao compromisso e responsabilidade social com a comunidade, em especial os moradores da região Itaqui-Bacanga, onde o porto está inserido", ressaltou Luiz Carlos Fossati, presidente da EMAP.

Entre os objetivos dessa publicação está o fornecimento de subsídios, não apenas para fundamentar as ações sociais da EMAP, mas também para que outras empresas, o poder público e as próprias comunidades, tendo à frente suas instituições representativas, possam elaborar projetos e ações fundamentadas em dados reais. "O Diagnóstico é uma ferramenta a serviço do avanço social, além de impor um desafio: a união de forças entre os diversos atores que exercem
influência ou têm responsabilidades com a região (empresas, poder público, população), a fim de que as questões mais difíceis sejam entendidas, atacadas e superadas", finalizou Diogo Costa, da Responsabilidade Social da EMAP.

Sobre a área Itaqui Bacanga
A região Itaqui-Bacanga, que além da EMAP abriga outras empresas de grande porte, é uma das mais populosas de São Luís e também uma das mais carentes. A área coberta por este diagnóstico conta com 135.633 habitantes, divididos pelas 20 áreas de análise, ou seja, mais de 10% da população da capital. O núcleo começou a ser formado no final da década de 1960, quando famílias residentes no bairro do Goiabal, vitimadas por um incêndio de grandes proporções,
foram transferidas para a outra margem do rio Bacanga, onde surgiria inicialmente o bairro do Anjo da Guarda.

Os interessados podem visualizar o Diagnóstico Social da área Itaqui-Bacanga no link abaixo:

Clique aqui para visualizar o PDF do Diagnóstico Social da área Itaqui-Bacanga.