Parceria leva jovens do Itaqui-Bacanga a trabalhar...

Publicada em: 18.09.2017

Parceria leva jovens do Itaqui-Bacanga a trabalhar com alta tecnologia

Dois dos principais motores do desenvolvimento do Maranhão uniram forças em São Luís para ajudar jovens e estimular o crescimento econômico. Trata-se do Porto do Itaqui e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Criadas pelo governador Flávio Dino para formação técnico-profissionalizante, as Unidades Vocacionais do IEMA têm gerado mão de obra especializada para o Porto do Itaqui, envolvendo os jovens de bairros da região, num momento de expansão da movimentação portuária.

O IEMA Estaleiro Escola, no Sítio Tamancão, área Itaqui-Bacanga, oferece diversos cursos, entre eles técnico em logística com ênfase em gestão portuária. Para complementar a formação, o IEMA e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) mantêm parceria para treinamento de mão de obra qualificada nas principais atividades do setor.

“Sempre tive interesse em atuar na área portuária, mas as oportunidades eram poucas, então decidi fazer o curso de soldador e trabalhar nesse ramo. Quando surgiu o curso do Estaleiro Escola, decidi voltar a estudar e com essa oportunidade quero seguir careira na área, que sempre foi o meu sonho”, diz Carlos Wagner Ferreira, de 25 anos, que está concluindo estágio do curso no Novo Centro de Controle Operacional (CCO) do Porto do Itaqui, de alta tecnologia.

A parceria entre EMAP e IEMA garante formação de mão de obra maranhense num momento em que o Itaqui faz investimentos e amplia a movimentação, tornando-se o porto de maior influência na nova fronteira agrícola do Matopiba, que compreende estados das regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste.

A maioria dos estudantes é da Área Itaqui-Bacanga, onde está situado o Porto. É o caso de Darlysson Diego Oliveira, de 19 anos. Residente do Sítio Tamancão, no Anjo da Guarda, ele conta que o curso de técnico em logística com ênfase em gestão portuária foi importante em sua trajetória: “Soube desse curso e decidi fazer para garantir uma formação mais profissionalizante, aproveitando também a proximidade com a minha residência”.

Também buscando oportunidade de aperfeiçoamento profissional, o estudante Frank da Conceição da Silva explica que o curso do Iema abriu as portas para o estágio na Área Primária do Porto. “Estou há quatro meses aqui no porto desempenhando diversas atividades. Para mim essa é uma oportunidade de me qualificar, melhorar meu currículo e quem sabe seguir nessa atividade portuária”, diz.

O reitor do IEMA, Jhonatan Almada, explica que as Unidades Vocacionais foram criadas para atender o perfil de pessoas como Darlysson e Frank: “Ampliamos a oferta de cursos pensando exatamente nos jovens e nas pessoas que já buscam aperfeiçoamento, alguma qualificação ou então desejam algum curso que possibilite a geração de renda autônoma”.

Responsabilidade Social

A parceria entre EMAP e IEMA para formação de mão de obra local é parte da política de Responsabilidade Social adotada pela atual gestão portuária como uma das principais estratégias para fortalecer a relação com a comunidade do entorno.

“Uma preocupação do governador Flávio Dino e do presidente da EMAP, Ted Lago, é reaproximar a comunidade do entorno que durante muito tempo viu o Porto de costas para o Estado”, diz a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Emap, Deborah Baesse.

“Por isso, focamos na gestão do programa Porto Comunidade, composto por ações e visitas de relacionamento comunitário. Participar e conhecer as nossas atividades ajuda a população a entender a importância estratégica do Itaqui para o Maranhão”, acrescenta.

Essa realidade é experimentada por Walisson César Sousa, um dos estagiários do IEMA na EMAP. Morador do Anjo da Guarda, ele conta que não tinha ideia da grandiosidade do porto e de sua contribuição para o desenvolvimento econômico do estado: “Esta é uma experiência maravilhosa para mim, trabalho num lugar moderno, com excelentes profissionais, e percebo agora a importância do Porto para todos nós”.

Novo CCO

Parte dos alunos do Estaleiro Escola, em processo de preparação na EMAP, atua no Novo Centro de Controle Operacional do Porto do Itaqui, inaugurado pelo governador Flávio Dino na semana passada.

Com investimentos de R$ 1,5 milhão da própria Emap, o CCO conta com seis postos de monitoramento para acompanhar, por meio de rádio e imagens, as operações no porto em tempo real, com acesso a 18 novas câmeras.  A equipe de operações, controla a programação de navios e cargas no Porto do Itaqui por um painel digital (videowall) composto de oito telas integradas a um sistema de gestão portuária.

 

“Como o governador Flávio Dino destacou na inauguração do CCO, nós saímos do século 19, quando operávamos usando um quadro branco, diretamente para o século 21, com equipamentos de última hora. É essa experiência moderna que os estudantes do IEMA estão tendo aqui, no coração da atividade do Porto”, explica Carlos Chahini, Gerente de Operações da EMAP.

Fonte: Agência Maranhão de Notícias