Novo terminal do Cujupe traz mais conforto e comod...

Publicada em: 01.10.2019

Novo terminal do Cujupe traz mais conforto e comodidade para a população

Um espaço multimodal. Essa é a configuração do projeto do novo terminal do Cujupe, inaugurado no último dia 21 de setembro. O espaço orçado em R$ 13,5 milhões, oferece mais conforto e segurança aos usuários do transporte marítimo que fazem a travessia entre São Luís e a Baixada Maranhense. Por ano, o terminal movimenta quase 2 milhões de passageiros e 330 mil veículos.

Com obras desenvolvido pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), o terminal do Cujupe dispõe agora de posto de atendimento do Viva/Procon, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Praça de alimentação, Wi-fi, farmácia e fraldário. Além de um estacionamento e sistema de câmeras de segurança.

O novo terminal do Cujupe conta também com um sistema de tratamento de esgoto, super equipado a estrutura do espaço permite que toda a água da chuva seja reutilizada para a jardinagem e limpeza do espaço.

O secretário de Estado de Comunicação e Articulação Política, Rodrigo Lago, disse que o novo terminal é um divisor de águas no cenário do transporte de ferryboat no Maranhão. “É uma grande mudança que vai elevar a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros que transitam pelo local, se configurando como espaço de mais dignidade para a população que mora na Baixada”.

Os vendedores que trabalhavam de forma irregular no local, também foram beneficiados com um projeto voltado para a inclusão no novo terminal, e agora ocupam boxes construídos e equipados para o melhor desenvolvimento do trabalho. O projeto Desenvolvimento Local a partir do Terminal do Cujupe foi criado com o propósito de beneficiar os moradores da região que tiram o seu sustento da comercialização de produtos no terminal.

Para o vendedor Arilson Pereira, as mudanças impactaram de forma positiva e já é possível perceber um aumento nas vendas. “Com a organização do novo terminal, onde os vendedores ficam cada um em seu box, está muito melhor e mais fácil de trabalhar, se for comparar como estávamos antes. A nossa renda até subiu, porque com os materiais doados pra gente, nós podemos preparar mais alimentos, diversificar nossos produtos e agradar aos clientes” afirmou o comerciante.

Os empreendedores da Associação dos Vendedores do Terminal do Cujupe (AVTEC) agora ocupam os 48 boxes construídos e equipados pela Emap.

Além do terminal marítimo, o novo Terminal contará com uma estação rodoviária. Segundo o presidente da Emap, Ted Lago, a ideia é que também haja uma conexão imediata com os usuários através do transporte terrestre. “A proposta é que o passageiro que saia da capital possa nos integrar também, e ao chegar aqui no terminal ele possa embarcar no expresso metropolitano para a cidade de Pinheiro por exemplo”, explica.

Ted Lago informou também que as ampliações cheguem também ao Terminal da Ponta da Espera, em São Luís. “Pretendemos agora levar esse serviço da Emap para o terminal da Ponta da Espera, na capital, com recuperação de vias, dar continuidade aos trabalhos feitos ano passado, e a expectativa é de que até o fim do ano as mudanças possam ser concluídas”, finalizou o presidente do órgão.

Fonte: O Imparcial/Por Patrícia Brenda