Navio alemão atraca no Porto do Itaqui

Publicada em: 08.03.2015

Navio alemão atraca no Porto do Itaqui

Passageiros em escala visitaram o centro histórico em ação integrada do Governo do Estado e município

O navio Europa 2, de bandeira alemã, faz uma escala no Porto do Itaqui, e cerca de 150 de seus passageiros tiveram a oportunidade de conhecer um pouco de São Luís antes de seguir viagem rumo à Guiana Francesa. A ação integra as estratégias de fomento ao turismo internacional no estado e foi organizada pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), além da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís e da Subprefeitura do Centro Histórico de São Luís. Tudo para que os turistas pudessem apreciar a beleza e as riquezas da cidade e tivessem informações de outros roteiros turísticos maranhenses.

O presidente da EMAP, Ted Lago, junto com sua equipe técnica, acompanhou a operação de desembarque dos passageiros na manhã de ontem. "Toda a ação foi planejada para garantir a segurança na área do porto, um trabalho que começou nas semanas que antecederam a visita e integrou estado e município para receber muito bem os visitantes", afirmou.

Entre os passageiros, um grupo de 30 ciclistas fez questão de desembarcar com suas bicicletas e explorar a cidade, mesmo com a chuva que caiu durante toda a manhã. "Temos um enorme potencial para receber embarcações desse porte e o nosso papel é prover a segurança e realizar um trabalho integrado com demais órgãos do estado e do município", completou.

Segundo a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, a união de esforços foi crucial para a oportunidade fosse bem aproveitada. "Após receberem os kits em alemão dentro do navio, os estrangeiros puderam montar um roteiro do que poderiam visitar no Centro Histórico. Desde o momento em que pisaram em terras maranhenses, foram acompanhados por guias de turismo e tiveram todo o suporte necessário na visitação", explicou.