Mais de oito mil pessoas visitaram o Cisne Branco...

Publicada em: 18.10.2016

Mais de oito mil pessoas visitaram o Cisne Branco em São Luís

O navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, desatracou do Porto do Itaqui na manhã desta segunda-feira (17), e segue para Belém, dando continuidade à sua trajetória de viajar pelo Brasil divulgando a mentalidade marítima na sociedade com atenção à preservação das tradições navais. Em dois dias de visitação a embarcação recebeu 8.830 pessoas em São Luís.

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) montou um plano de ação especial, em parceria com a Capitania dos Portos do Maranhão, para atender à solicitação da Marinha do Brasil e à demanda de público interessado em conhecer a embarcação que é uma espécie de embaixada flutuante. “Especial no sentido de ser uma atividade que foge à rotina do porto, especializado em movimentação de carga. Mobilizamos nossas equipes para atuar com foco na garantia de segurança, de acordo com as condições de maré e capacidade da embarcação”, explica o presidente da Emap, Ted Lago.

Justamente por se tratar de um porto de movimentação de cargas o Itaqui não possui área de recepção para o grande público. Especialmente para a visitação do Cisne Branco toda a área de trânsito de pessoas no cais foi isolada e a equipe de segurança ficou de prontidão para orientar o público. Na sede da Emap as pessoas foram recepcionadas e organizadas em grupos para as visitas, no auditório e com apoio de tenda para as pessoas que aguardavam a vez.

A previsão era manter o acesso entre 14h e 17h para a garantia de visitas dentro da janela de maré favorável. No entanto, a demanda de público, tanto no sábado quanto no domingo, atingiu a capacidade máxima bem mais cedo, por volta das 15h.

“Nossa vontade era receber todas as pessoas que vieram ao porto, mas o período de visitação foi restrito devido à capacidade e ao tempo de permanência do navio-veleiro em nossa cidade, limitando o acesso das pessoas. Tudo isso devido à premissa de se manter a garantia da segurança dos visitantes e a manutenção da segurança das instalações portuárias, de acordo com as exigências de segurança do ISPS Code (Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias)”, diz o gerente de Segurança Portuária da EMAP, Nilvan Vieira da Silva.

O Cisne Branco partiu do Rio de Janeiro no dia 11 de setembro e já passou por Natal, Recife e, depois de São Luís, visita os portos de Belém, Fortaleza, Maceió e Vitória, devendo encerrar sua jornada em 23 de novembro.