Itaqui recebe comitiva de mulheres empreendedoras

Publicada em: 01.08.2017

Itaqui recebe comitiva de mulheres empreendedoras

O Porto do Itaqui recebeu, nesta terça-feira, uma comitiva de integrantes da Associação das Mulheres Empreendedoras do Maranhão - AME, entidade que busca difundir oportunidades de negócios que prezem pela igualdade de gênero. O presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, apresentou as potencialidades do Itaqui para as visitantes, destacando a presença feminina em cargos estratégicos no Porto do Itaqui, que conta com 39% de mulheres em seu quadro de gestores.

“O Porto do Itaqui é o elo de uma cadeia logística que atua desde a origem de um produto até o consumidor final. Como empresa pública nossa missão vai muito além de simplesmente gerar lucro. Nosso papel é contribuir para o desenvolvimento do Maranhão, buscando novas oportunidades de negócios e gerando emprego”, afirmou Ted Lago.

Segundo a presidente da AME, Guga Fernandes, a visita foi planejada com o intuito de promover e fomentar diálogos convergentes. “Viemos aqui com o objetivo de colocar mulheres empreendedoras do Maranhão em comunicação com instituições governamentais para que possamos aprender a negociar com o poder público”, disse.

Para fazer a ponte entre as empreendedoras e as possibilidades de negócios e ações sociais que o Porto do Itaqui fomenta, duas gestoras EMAP falaram ao grupo. A gerente de Compras e Contratos, Caroline Maranhão, e a gerente de Responsabilidade Social, Deborah Baesse. A primeira mostrou como são realizados os processos de aquisição de produtos e serviços na EMAP e como as empresas podem se habilitar para participar das licitações    . Deborah mostrou a mobilização para criação do Comitê de Responsabilidade Social da Área Itaqui-Bacanga, que hoje conta com 17 empresas e a Universidade Federal do Maranhão, e as ações que vêm sendo realizadas em 2017, voltadas ao fortalecimento das escolas públicas do território.

Após as apresentações no auditório da EMAP, o grupo visitou a área primária do porto, onde foram movimentadas, nos seis primeiros meses do ano, 3,9 milhões de toneladas de soja, número que é 38% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. “Saio daqui maravilhada com a oportunidade de conhecer uma instituição governamental como a EMAP, que tem um crescimento fantástico, reconhecida nacional e internacionalmente. Estamos nos sentindo honradas em visitar o porto”, comentou Guga Fernandes ao final da visita.