Itaqui participa do encontro anual do Fórum Maríti...

Publicada em: 01.11.2019

Itaqui participa do encontro anual do Fórum Marítimo Global

O Porto do Itaqui esteve representado por seu presidente, Ted Lago, no encontro anual do Fórum Marítimo Global, que reuniu 200 líderes do setor, de 29 a 31 de outubro em Cingapura. Único brasileiro a integrar o evento que reúne dirigentes selecionados da comunidade marítima e portuária de todo o mundo, Lago participou de discussões sobre os desafios coletivos para o desenvolvimento de novas soluções ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis para a atividade, que movimenta mais de 90% do comércio mundial.  

Com esta participação, o porto público maranhense passa a ser membro deste fórum permanente, que também conta com a participação de empresas, armadores, operadoras portuárias, bancos, autoridades marítimas, agências governamentais e organismos internacionais como ONU, IMO, Banco Mundial, FMI, além de grandes nomes da indústria, como a Maersk A/S, BW Group, Stena Lines, Shell, Cargill, Odfjell, entre outras.

“A oportunidade de acompanhar e contribuir ativamente com os diálogos sobre o futuro da indústria marítima e portuária mundial, especialmente em relação à sustentabilidade, reduções na emissão de carbono e desenvolvimento de novas tecnologias, ratificou que estamos na direção certa no Itaqui, atendendo à determinação do governador Flávio Dino, de que o Porto do Itaqui cumpra o papel de projetar o Maranhão no cenário internacional. Atentos às questões ambientais, nos tornamos referência para outros portos, com nossa certificação ISO 14001: 2015 e os ótimos resultados no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da ANTAQ. Temos padrões de gestão alinhados com as exigências dos mercados globais e da sociedade”, destacou Ted Lago.

O Fórum Marítimo Global é uma organização internacional sem fins lucrativos comprometida em moldar o futuro do comércio marítimo. Para cumprir sua missão, o Fórum reúne líderes de toda a comunidade marítima com representantes políticos, ONGs, especialistas e outros formadores de opinião para discutir desafios coletivos e trabalhar juntos no desenvolvimento de novas soluções e recomendações de ação.

Neste ano, o encontro anual da organização focou em temas emergentes, como a descarbonização dos combustíveis marítimos, emissão zero até 2030; a influência da quarta revolução industrial e o impacto das novas tecnologias no setor marítimo; o uso compartilhado de dados para melhoria do potencial das empresas e do setor público; atração de talentos e inclusão de mulheres na indústria marítima; e o uso de plataformas digitais para aumentar a segurança no mar, zerar o número de incidentes e promover o desenvolvimento sustentável.

“A nossa participação nos dá a oportunidade de trocar experiências e aprendizagem com grandes atores mundiais do nosso setor. Durante os dois dias, discutimos as novas tecnologias e as perspectivas de automação e aumento da produtividade, mas fizemos questão de enfatizar que essas mudanças não podem ser realizadas sem a inclusão dos trabalhadores e sem investimentos em formação continuada, especialmente quando pensamos na realidade de países em desenvolvimento como o Brasil”, explicou Lago.

Cidesport

As boas práticas de gestão implantadas pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, também foram apresentadas no VI Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport), evento técnico-científico realizado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Florianópolis, de 30 de outubro a 1° de novembro.

No primeiro dia do evento, o diretor de Planejamento e Operações da EMAP, Jailson Luz, apresentou o case do Porto do Itaqui no painel “Desafios da Gestão Portuária”. Na sexta-feira (1°), o processo de planejamento estratégico e as certificações de qualidade do porto maranhense também serão apresentados no painel especial “Boas práticas de gestão de portos de interesse público”.