Itaqui participa de congresso de portos em Moçambi...

Publicada em: 28.02.2019

Itaqui participa de congresso de portos em Moçambique

O Porto do Itaqui marca presença, nesta semana, no XI Congresso da Associação de Portos de Língua Portuguesa (APLOP), no Porto do Maputo, em Moçambique. O evento reúne administradores de portos e empresários do setor com o objetivo de consolidar os laços de cooperação e dinamização das trocas comerciais entre seus associados.

Nesta edição o debate central gira em tono do papel da Associação na consolidação da visão estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, participou do primeiro painel de debates, na manhã desta quarta-feira (27), quando apresentou o tema “Porto do Itaqui – O porto da região centro-norte do Brasil” no contexto dos novos desafios logísticos e portuários no espaço lusófono.

Ele também falou em nome da Associação Brasileira de Portos e Hidrovias (Abeph), da qual é vice-presidente, representando os portos brasileiros. “A África é um grande mercado potencial para os grãos e outros tipos de cargas escoadas pelo Itaqui e nossa localização e produtividade representam uma vantagem logística em relação aos portos das regiões Sul e Sudeste”, destaca Lago.

A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Alberto Fortes Mesquita, e os presidentes dos portos de Lisboa e de Sines, este último o maior em movimentação de cargas em Portugal. Também participaram como convidados e observadores, autoridades portuárias do Marrocos e Macau.

A programação segue até esta quinta-feira (28), com painéis sobre gestão econômica do domínio portuário e sua regulação; desenvolvimento sustentável do transporte e cooperação do espaço da Comunidade Portuária de Língua Portuguesa.