Itaqui movimenta 3,4 milhões de toneladas no prime...

Publicada em: 24.04.2014

Itaqui movimenta 3,4 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2014

O Porto do Itaqui movimentou cerca de 3,4 milhões de toneladas de cargas no primeiro trimestre, um volume 11% superior ao mesmo período de 2013.

O Porto do Itaqui movimentou cerca de 3,4 milhões de toneladas de cargas no primeiro trimestre, um  volume 11% superior ao mesmo período de 2013. Este aumento significativo se deve ao aumento na movimentação de cargas importantes como os fertilizantes que neste período foi 81% superior  (313 mil tons) ao volume movimentado no ano passado.

O crescimento e expansão das misturadores de fertilizantes (adubos) que estão instaladas nas proximidades do porto é um reflexo do expressivo crescimento da produção agrícola na Hinterlândia (área geográfica servida por um porto).  Os volumes de fertilizantes importados através do Itaqui cresceram de 515 mil ton (2009) para 1,4 milhões (2013) ou seja 269%.

Esse expressivo crescimento reforça a importância da construção de um Terminal de Fertilizantes com berço especializado aumentando a produtividade, reduzindo a espera de navios para atracar e aumentando significativamente a competitividade dos produtores de fertilizantes e seus clientes. É um benefício para toda cadeia agrícola. Os projetos dos futuros Terminais de Fertilizantes e Celulose, estão inclusos no pacote de licitações do governo federal, que desde a reforma na legislação portuária, são de competência da SEP e ANTAQ.

Os produtos relacionados ao agronegócio como fertilizantes, soja, milho, trigo e arroz registraram aumento de 51% no trimestre, totalizando 832,9 mil tons. Destes a soja é responsável por 39% do volume. A maior parte da soja exportada pelo Itaqui é oriunda do Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Pará (11%), o restante é dividida entre o Piauí e Goiás. Grande parte desse produto tem como destino principal a Europa (Espanha e Alemanha) , especificamente a Espanha (41%). e  Ásia (Arábia Saudita ,China , Tailândia e Vietnã).

Outras cargas também tiveram aumento significativo como a importação de derivados de petróleo (6%), GLP gás de cozinha (18%), aumento de 34% na movimentação de contêineres (em TEUS) além do crescimento na movimentação de trilhos como resultado das expansões ferroviárias da região (Duplicação da Estrada de Ferro Carajás).
Mantendo esse ritmo conjuntamente ao incremento de cargas como a celulose e início do TEGRAM no 2º Semestre, o Porto do Itaqui prevê recorde de movimentação em 2014 chegando a 17 milhões de toneladas.