Governo garante segurança no embarque do Terminal...

Publicada em: 14.02.2015

Governo garante segurança no embarque do Terminal da Ponta da Espera

Mais de 20 mil pessoas atravessaram a Baía de São Marcos na sexta-feira (13) e no sábado (14), com a estratégia coordenada pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) foi possível atender à demanda no Terminal da Ponta da Espera. Com a estratégia de atendimento foi possível garantir segurança e conforto aos usuários do ferryboat.

“Observamos aqui um número de pessoas maior que a capacidade normal dos terminais e realizamos o máximo esforço para promover a segurança e garantir conforto aos passageiros. Nesses 40 dias de gestão, o governador Flávio Dino determinou o nosso empenho em diminuir os transtornos nesse período – com uma ação conjunta com outros órgãos – e preparar melhorias mais efetivas já para o ano que vem”, afirmou o presidente da Emap, Ted Lago, que acompanhou o embarque na manhã de sábado.

O foco da ação conjunta coordenada pelo Governo do Estado foi a prevenção, com combate à superlotação de ônibus e vans, reforço policial e de organização de tráfego, além de ambulância, blitz de educação no trânsito, instalação de banheiros químicos, sinalização e tenda para apoio na espera pelo embarque no Terminal da Ponta da Espera.

O plano integrado, coordenado através da Emap, teve a participação do Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado da Cultura, em conjunto com as operadoras Serviporto e Internacional Marítima – que atuam nos terminais, além de parceria com a Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

A força-tarefa possibilitou ações como a recuperação asfáltica e melhoria da iluminação pública do trecho de acesso ao terminal. Para proporcionar o aquecimento do carnaval aos passageiros, a folia ficou por conta de apresentações de tambor de crioula, na tarde de sexta-feira, e do Bloco Tradicional Os Gladiadores, no sábado.

O balanço oficial das duas operadoras de ferryboat que atuam nos terminais fechou na sexta-feira com um total de oito partidas, que transportaram 8.664 passageiros e 1.032 veículos. Até o final da manhã de sábado, 10 partidas tinham sido registradas, com previsão de, no mínimo, o dobro de passageiros do dia anterior. A média – em período normal – é de 1.500 passageiros por dia.

Para se ter uma ideia do aumento no número de passageiros no período carnavalesco, dos 1.771.341 que atravessaram a Baía de São Marcos durante todo o ano de 2014, 83.584 deles fizeram a travessia no feriado de carnaval (entre a sexta-feira e a quarta-feira de cinzas). Ao longo do ano passado, 313.369 veículos fizeram a travessia, sendo 11.885 só no carnaval.

Planejamento

A força-tarefa de carnaval definida pelo Governo do Estado faz parte de um plano emergencial que integra um projeto mais amplo de melhoria de médio e longo prazo, com diversas ações, tanto para o Terminal da Ponta da Espera quanto para o Cujupe.