Governo do Estado avança na abertura de novos merc...

Publicada em: 25.04.2016

Governo do Estado avança na abertura de novos mercados para o MA

Primeiro trimestre foi marcado por ações estratégicas da Emap junto aos mercados latino-americano, asiático e árabe

O Governo do Estado está avançando nas ações para abrir novos mercados para a economia maranhense, especialmente com a atuação da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) que fechou o primeiro trimestre de 2016 com ações estratégicas junto aos mercados latino-americano, asiático e árabe. A Emap está apresentando as vantagens competitivas do Porto do Itaqui e da logística do corredor Centro Norte e da região agrícola do Matopiba – formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O presidente da Emap, Ted Lago, ressaltou que este ano as vantagens oferecidas pelo Maranhão foram apresentadas na Intermodal South America, uma das maiores feiras de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, realizada em São Paulo; no Latin Asia Business Exchange (LABX), encontro internacional de negócios realizado pela Agência Comercial do Governo de Singapura em parceria com empresas que atuam em negócios relacionados à logística portuária, em Singapura; e no Encontro de Negócios e Logística da Liga Árabe, realizado pela Liga de Países Árabes, no Egito.

“Apresentamos as características do mercado e o porto do Maranhão como porta de entrada e saída de mercadoria e comércio. Também mostramos a possibilidade de incentivos fiscais para empresas que queiram investir no Maranhão”, explicou o presidente da Emap, Ted Lago. Ele destacou a aproximação do Porto do Itaqui com a Liga Árabe, que começou com uma reunião em São Paulo no início do ano.

Foi a partir do diálogo realizado em São Paulo sobre o Porto do Itaqui e a logística do Corredor Centro Norte para aproximar os mercados brasileiro e árabe que o Governo do Estado foi convidado a participar do Encontro de Negócios e Logística da Liga Árabe, realizado no Cairo, na capital do Egito. Durante o evento, a Liga Árabe apresentou dois projetos que vêm sendo desenvolvidos na região: uma empresa de logística e uma linha de navegação exclusiva aos países membros com foco na América do Sul.

O interesse de negócios da Câmara de Comércio Árabe está focado na entrada de granéis líquidos (derivados de petróleo), gás natural e fertilizantes; e saída de granéis vegetais (soja, milho), boi vivo e também carne processada. “Foi muito positivo porque os representantes dos países não imaginavam que já havia toda uma estrutura pronta e em atividade, especialmente ferroviária, que liga a região [de interesse] ao Porto do Itaqui”, informou Ted Lago.

Na ocasião, a Emap apresentou os procedimentos implementados no Porto do Itaqui para embarque de bois vivos e a eficiência da operação. Quanto à carne processada, foi destacado o potencial do Maranhão como detentor do segundo maior rebanho da região Nordeste do Brasil e a possibilidade de instalação de indústrias frigoríficas e exportação de carne processada no estado.

Além da troca de informações comerciais, o diálogo com os países árabes avançará ainda mais no segundo semestre deste ano, quando está prevista a vinda de embaixadores da Liga Árabe ao Maranhão. A proposta é que o grupo conheça a infraestrutura do Porto do Itaqui e tenha encontros de negócios com representantes do Governo do Maranhão nas áreas de Indústria e Comércio, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo, entre outras, além de encontro com representantes da classe empresarial do estado.

Singapura

O entendimento entre Maranhão e Singapura teve nova rodada no início de abril, quando dois diretores da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) participaram da edição 2016 do Latin Asia Business Exchange (LABX), encontro internacional de negócios realizado pela Agência Comercial do Governo de Singapura em parceria com empresas que atuam em áreas de comércio exterior e logística portuária. O Porto do Itaqui foi o único do Brasil a ter representante nesta edição do evento, que teve como foco o tema conectividade.

Os diretores de Planejamento e Desenvolvimento, Jailson Luz, e de Operações, José Antonio Magalhães, participaram de uma ampla agenda de visitas a agências governamentais e empresas especializadas em planejamento urbano, logística integrada porto-aeroporto, transporte público, construção e educação. O tema central das apresentações foi o modelo de gestão que transformou, em 30 anos, o Porto de Singapura em um hub mundial com conexões entre o próprio continente asiático, o Oriente Médio, a África e as Américas.  Trata-se do maior entreposto de contêiner e granel líquido do mundo na atualidade.

“O próximo passo será a vinda ao Maranhão de uma consultoria focada em planejamento estratégico, plano mestre e plano de zoneamento urbano”, afirma Jailson Luz. A equipe asiática trará ao Maranhão a expertise de planejamento portuário para o Itaqui nos próximos 30 anos com base na experiência em Singapura. “O trabalho visa preparar o Porto do Maranhão para atrair novos investidores, transformando-o em correspondente do porto de Singapura na América Latina”, frisou Jailson Luz.

A primeira semente dessa parceria foi lançada em 2015, quando uma comissão do Governo do Maranhão, liderada pelo vice-governador Carlos Brandão, incluindo o presidente da Emap, Ted Lago, participou do Latin Asia Business Forum (LAB) em Singapura. No início de 2016, foi a vez do Maranhão receber representantes do governo e de empresas do país asiático, que cumpriram agenda no Porto do Itaqui e junto a outros segmentos governamentais.

Com o modelo atual de desenvolvimento, Singapura saltou de uma renda per capita de US$ 550 para US$ 58 mil em 30 anos. De acordo com um estudo do Banco Mundial, Singapura é o principal centro global para negócios, seguido de Nova Zelândia e Hong Kong.

Corredor Centro Norte

O Maranhão também cumpriu agenda de negócios na Intermodal South America, com a presença do vice-governador Carlos Brandão e do presidente da Emap.  A Intermodal é um canal estratégico para aproximar ainda mais o Porto do Itaqui do mercado e de potenciais fornecedores e prestadores de serviços. O objetivo da participação foi consolidar operações já realizadas com êxito no Itaqui – como a exportação de grãos – e potencializar novas cargas, como proteína animal e frutas.

Para potencialização de novas cargas foi apresentado o plano de investimentos do Porto do Itaqui, que contempla o desenvolvimento de infraestrutura para melhorias nas operações de contêineres, ampliando a capacidade de armazenamento. “Nosso papel é o de dar condições para atender o mercado, atuando também como agente facilitador da logística, aproximando a cadeia produtiva”, afirmou Ted Lago.

Durante o evento foram realizados encontros de negócios com representantes de diferentes modais logísticos para esse tipo de operação, o que resultou no agendamento de embarques e teste de cargas oriundas do Centro-Oeste, além de contatos importantes em que o Itaqui foi apresentado como solução logística para o Corredor Centro Norte.

Liga dos Estados Árabes

A Liga dos Estados Árabes (LEA) foi criada em 1945, no Cairo. A organização conta com 22 membros: Arábia Saudita, Argélia, Bareine, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Palestina, Síria (suspenso), Omã, Somália, Sudão e Tunísia.

As exportações brasileiras para a Liga Árabe são compostas, em sua maior parte, por produtos básicos que representaram 61% do total em 2013, com destaque para a venda de carnes (frango e bovina), minério de ferro e milho. De 2002 a 2013, o comércio brasileiro com os países da Liga Árabe passou de US$ 4,9 bilhões para US$ 25,4 bilhões (saldo de US$ 2,6 bilhões para o Brasil em 2013).

 

PIB

US$ 2,76 trilhões

Participação % no PIB mundial

3,7%

População

331,78 milhões de habitantes

Participação % na população mundial

4,7%

PIB per capita

US$ 16.272

Exportações Totais

US$ 1,13 trilhão

Participação % nas exportações mundiais

6,3%

Importações Totais

US$ 779 bilhões

Participação % nas importações mundiais

4,1%

Intercâmbio Comercial

US$ 1,91 trilhão

Participação % no intercâmbio comercial mundial

5,2%

Saldo Comercial

US$ 353 bilhões

 

ESTUDO LIGA ÁRABE

Fonte: MRE/DPR/DIC – Divisão de Inteligência Comercial da League of Arab States