Governo debate estratégias de operação de linha de...

Publicada em: 05.12.2017

Governo debate estratégias de operação de linha de contêineres via Porto do Itaqui

As operações por meio de contêineres via Porto do Itaqui foram debatidas nesta segunda-feira (4) com o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, gestores da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e empresas que atuam no setor. A proposta é discutir estratégias para o início das operações, visando democratizar a operação, incluindo pequenas e médias empresas. 

As operações de contêineres democratizam o porto, pois, além de permitir a movimentação de cargas com maior valor agregado, possibilitam com que pequenos produtores e cooperativas possam utilizá-lo. 

De acordo com Simplício Araújo, as operações podem agregar valor ao segmento econômico no Maranhão e em outros estados. “Essa é a primeira reunião para discutir essa importante operação, que envolve diversos atores. Com isso consolidado, estaremos contribuindo para a expansão de mais um nicho de mercado, e democratizando o processo com pequenas e médias empresas maranhenses”, pontuou. 

O Porto do Itaqui já realizou uma série de mudanças visando as operações via contêineres, como a expansão de área de pátio para armazenagem, reestruturação da parte elétrica para o recebimento de contêineres, uma nova central de controle operacional, iluminação dos berços, dragagem na área de manobra de navios, o que vai possibilitar uma maior manobrabilidade e menos restrição com relação à praticagem e recebimento de navios via porto. 

Outra medida está relacionada ao processo de implantação de monitoramento e controle totalmente automatizado de todas as operações, possibilitando acesso a dados como armazenagem de pátio sistematizado, aumentando a capacidade, segurança nas operações e melhorando assim a competitividade do porto. As medidas possibilitam ao porto exportar e importar produtos que só podem ser transportados por esse modelo de armazenamento. 

“O Porto do Itaqui vê com entusiasmo o retorno de negociações entre empresários e demais agentes logísticos no sentido de restabelecer os serviços regulares de contêineres. Foram feitos investimentos e expansões na infraestrutura portuária que propiciam mais competitividade ao modal marítimo”, ressaltou a gerente de Planejamento da EMAP, Luciana Kuzolitz.