Governo contrata estudo técnico para reforçar segu...

Publicada em: 14.07.2016

Governo contrata estudo técnico para reforçar segurança das operações no Itaqui

O Governo do Maranhão tem dedicado atenção especial ao Porto do Itaqui como um dos caminhos para fortalecimento econômico do estado. Esta semana, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) assinou contrato para prestação de serviços de batimetria no Porto do Itaqui e em terminais externos da Ponta da Espera, Cujupe e Porto Grande. A batimetria consiste na medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios, sendo importante para atracação de navios.

Para que seja realizada a batimetria, será investida a quantia de R$ 771 mil a partir de recursos próprios da Emap. “A batimetria é um levantamento que estabelece a profundidade do canal e o calado dos berços para os navios que operam no porto. O serviço será realizado de acordo com as Normas da Autoridade Marítima (Normam)”, explicou o diretor de Operações da Emap, José Antonio Magalhães.

Durante esta semana, também foi assinado contrato para o serviço de sinalização náutica, no valor de R$ 1,7 milhão e pelo qual a Emap obteve redução de 10% em relação ao edital. A economia de recursos também ocorreu na contratação da batimetria que teve redução de 46% em relação ao valor previsto no edital, que era de R$ 1,4 milhão. Com o contrato para sinalização, será realizada a manutenção das boias de balizamento que fazem a sinalização do canal de acesso para o porto. O investimento garante a segurança das operações e mantém o diferencial competitivo do Porto do Itaqui.

O serviço de sinalização possui caráter contínuo, tendo em vista a responsabilidade que o Itaqui tem, como porto público, pela manutenção da infraestrutura de proteção e acesso aquaviário. O projeto de sinalização deve ser feito em conjunto com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, autoridade portuária que será responsável pela manutenção do sistema.
 
Sobre a batimetria

A batimetria é a medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios e é expressa cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade. São curvas semelhantes às curvas de nível topográfico, o que significa que o estudo pode ser entendido como uma topografia do mar.

Essa medição deve ser realizada periodicamente para indicar o nível de profundidade em razão do fenômeno do assoreamento, quando a lama se deposita no fundo do canal devido ao movimento da maré. Com o assoreamento, as profundidades do cais e do canal podem ser alteradas.

O estudo é extremamente importante porque um navio só pode atracar no porto quando o calado da embarcação é menor do que a profundidade, o que é checado e planejado a partir dos dados da batimetria.