Governo apresenta potencialidades do Porto do Itaq...

Publicada em: 10.05.2017

Governo apresenta potencialidades do Porto do Itaqui na Agrotins

Com um estande do Porto do Itaqui, o Maranhão marca presença na 17ª edição da Feira Agropecuária do Tocantins, a Agrotins, aberta nesta semana, no Centro Agrotecnológico de Palmas. A participação no evento é estratégica neste momento em que o Itaqui apresenta resultados positivos nos quatro primeiros meses do ano, com a safra recorde que vem se confirmando na movimentação de grãos em vários estados produtores que utilizam o Itaqui como modal de exportação. Também é esperada uma evolução na importação de derivados de petróleo, já que a Petrobras abriu o mercado para traders

A soja teve recorde de movimentação para um único mês, em abril, com 1,1 milhão de toneladas operadas no Itaqui. No acumulado do quadrimestre o aumento é de 72% em relação ao planejado para o período, e de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, o que significa 464 mil toneladas a mais nesses primeiros quatro meses. A importação de fertilizantes também superou as expectativas para os primeiros quatro meses do ano, com 51% de alta sobre o planejado e 48% maior em relação ao mesmo período de 2016. 

Além das cargas já operadas, o Porto do Itaqui vem se preparando para ser o principal ponto de escoamento da carne brasileira processada na região Centro-Norte do Brasil para exportação. O mercado norte-americano manifestou interesse por este novo modelo e um projeto de exportação de carne para esta região vem sendo organizado pelo Ministério de Relações Exteriores a partir de uma demanda do mercado. O plano prevê a criação de uma saída, Itaqui, de parte da carne processada na região Centro-Oeste. Atualmente, a totalidade dessa carne é exportada pela região Sul e Sudeste, de caminhão. 

Infraestrutura

A EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária vem desenvolvendo as potencialidades do Itaqui por meio de investimentos em infraestrutura logística e portuária. “Desde o início dos trabalhos, em 2015, elaboramos um plano de ação voltado para a integração de cargas ligando pontos para que o Itaqui se torne, a médio prazo, um hub regional e se consolide como porto preferencial do Corredor Centro Norte do país”, afirma o presidente da EMAP, Ted Lago. 

A preparação da área operacional do Itaqui para a safra 2017 começou com melhorias na estrutura dos berços e na gestão de entrada e saída de navios. O TEGRAM - Terminal de Grãos do Maranhão está preparado para ultrapassar a marca das 4 milhões de toneladas. No pico da safra a expectativa é chegar às 50 mil toneladas de grãos/dia recebidas. 

Em 2015 foram movimentadas 21,8 milhões de toneladas de cargas no Itaqui, recorde histórico com aumento de 21% em relação ao ano anterior. Só em grãos foram 7 milhões de toneladas operadas (4,9 de soja e 2,1 de milho) operadas pelo Tegram e pela VLI. Em 2016 esse volume caiu em função de questões climáticas, ficando em 4,5 milhões de toneladas (3,8 de soja e 640 mil de milho).