Governo apresenta balanço de carnaval nos terminai...

Publicada em: 26.02.2015

Governo apresenta balanço de carnaval nos terminais

Em reunião na EMAP, promotora de Defesa do Consumidor conhece ações da nova gestão e destaca a atenção à oferta de serviços de qualidade nos terminais de ferryboat

Os resultados finais da operação de carnaval nos terminais de ferryboat que operam na Baía de São Marcos foram apresentados nesta quarta-feira, 25, ao Ministério Público. A Empresa Maranhense de Administração Portuária recebeu a promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante, para mostrar os dados da ação determinada pelo Governo do Estado naquele período. “Estamos muito satisfeitos com a condução e os resultados obtidos no projeto do carnaval. Nós enxergamos os terminais de passageiros como um de nossos cartões de visita e é muito bom ver que a nova gestão está disposta a trabalhar junto conosco, representantes dos consumidores maranhenses, com atenção à oferta de serviços de qualidade à população”, afirmou a promotora.

A reunião contou com a presença do presidente da EMAP, Ted Lago, dos diretores de operações, José Antônio Magalhães, de Engenharia e Manutenção, Eugênio Mendonça, e do gerente de terminais externos, Glauco Vaz. “Toda a ação conjunta do carnaval foi determinada e acompanhada de perto pelo governador Flavio Dino, dado o tamanho do desafio que foi garantir, em tão pouco tempo de trabalho, a segurança e ao mesmo tempo reduzir o desconforto da superlotação dos terminais naquele período”, disse Lago.

Passaram pelos terminais entre quinta-feira, 12, e domingo, 22 de fevereiro, um total de 96.051 pessoas. A variação em relação ao carnaval de 2014, quando 83.584 pessoas fizeram a travessia, é de cerca de 15% para mais. O trabalho envolveu órgãos estaduais e municipais, como Policia Militar, a Policia Rodoviária Federal, SMTT, Detran, secretarias de estado da Cultura e da Saúde, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, além das empresas que operam nos terminais. O plano emergencial realizado no carnaval integra um projeto mais amplo de melhoria de médio e longo prazo, com ações tanto para o Terminal da Ponta da Espera quanto para o Cujupe.

E é com base na análise dos dados da ação de carnaval que já está sendo planejada a estratégia para o feriado da Semana Santa, de 3 a 5 de abril, com aumento de movimentação nos terminais desde o dia 2 (quinta-feira). A ação está focada na reorganização do fluxo de pessoas e de veículos nos terminais, com atenção às prioridades (idosos, gestantes, mulheres com crianças e pessoas com dificuldade de locomoção). “O estudo levou em consideração a melhor acomodação, fluidez e segurança para os usuários dos terminais”, explicou o gerente de terminais externos, Glauco Vaz.