Globo Rural esclarece mal-entendido sobre moviment...

Publicada em: 19.05.2020

Globo Rural esclarece mal-entendido sobre movimentação do Itaqui no lockdown

Na sexta-feira, 15, a redação do site do Globo Rural divulgou reportagem esclarecendo dados previamente mal interpretados sobre a movimentação de soja no Porto do Itaqui durante o período de lockdown na região metropolitana de São Luís, que ocorreu de 03 a 15 de maio.

Abaixo, confira o texto completo, também disponível no link.

Porto de Itaqui nega efeitos de lockdown sobre operações

Administração do terminal no Estado do Maranhão ressalta que atividade é considerada essencial, com livre movimentação

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), responsável pela gestão do Porto de Itaqui, negou, em nota, que o lockdown decretado em parte do estado por conta da pandemia de coronavírus tenha prejudicado parte das atividades no terminal de Itaqui. De acordo com a companhia, “operações no porto público do Maranhão seguem dentro da normalidade e não sofreram impacto negativo neste período da pandemia de Covid-19”.

“Sobre os decretos governamentais que tratam de restrição de circulação, todos eles incluem a operação e logística portuária entre os serviços essenciais, com livre movimentação dos veículos de carga, de modo a garantir o abastecimento e o equilíbrio econômico”, ressalta a empresa. De acordo com a EMAP, os embarques de soja no porto de Itaqui registraram crescimento de 19% nos quatro primeiros meses do ano.

Na quarta-feira (14/5), a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) informou em comunicado que a intensificação das medidas de isolamento tinham prejudicado algumas atividades no terminal. "Em São Luis/Itaqui (estado do Maranhão) algumas das atividades no porto estão prejudicadas e necessitam de justificativas especiais para serem realizadas", dizia a Associação, em boletim sobre os efeitos da pandemia nas exportações de grãos.

Também nesta quinta-feira, em nota, a Anec esclareceu que a observação não se referia ao movimento de embarque de mercadorias em si, que, de acordo com a entidade que representa os exportadores de grãos, ocorre dentro da normalidade. Segundo a associação, o que estariam sendo afetada pelo lockdown é a "prestação de alguns serviços pontuais relacionados", relacionados com medidas mais restritivas de fluxo de pessoas.

"A Anec informa que em nenhum momento afirmou em seus comunicados que o lockdown está afetando as exportações e os embarques, mas sim, a prestação de alguns serviços pontuais”, afirma.

Embarques semanais

O comunicado semanal da Anec indica, no entanto, uma diminuição na movimentação de soja pelo Porto de São Luiz/Itaqui na comparação das duas últimas semanas. Entre os dias 03/05 e 09/05, o levantamento aponta o embarque de 323,9 mil toneladas de soja ante 333,8 mil toneladas na semana anterior, entre os dias 26/04 e 02/05 - queda de 2,97%. No total, foram 2,9 milhões de toneladas exportadas, abaixo das 3,6 milhões de toneladas registradas na semana anterior.

“A queda de 3% verificada de uma semana para outra nos embarques por Itaqui representa apenas uma flutuação dentro da normalidade. Para uma análise de queda ou crescimento decorrente de algum fato pontual, é necessária uma análise de linha temporal mais ampla do que somente uma semana”, argumenta a Anec.