Estado instala unidade do Corpo de Bombeiros no Po...

Publicada em: 13.02.2015

Estado instala unidade do Corpo de Bombeiros no Porto do Itaqui

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, instalou oficialmente a primeira brigada de incêndio do Porto do Itaqui. A solenidade foi realizada às 11h desta quinta-feira (12) e contou com a presença do vice-governador, Carlos Brandão.

Durante a solenidade, o vice-governador chamou a atenção para o fato de, em menos de 40 dias da visita do governador Flávio Dino à Emap, ter sido efetivada uma ação concreta para o Porto do Itaqui, esperada há muitos anos. A brigada do Corpo de Bombeiros instalada na área primária do Porto é composta de instalação predial com infraestrutura adequada ao trabalho da equipe formada por 10 militares, sendo nove oficiais e um comandante.

O conjunto de salas conta com alojamento, área administrativa e equipamentos de segurança. Os profissionais a serviço desse posto trabalharão em regime de 24 horas por 48 horas e terão à disposição um carro ABT (Auto Bomba Tanque) com capacidade para 5 mil litros de água, uma ambulância (unidade de resgate) e duas ambulanchas (lancha de resgate/salvamento).

“Agora estamos protegidos e preparados para dar continuidade aos trabalhos aqui no porto, com muito mais segurança, fazendo deste presente que a natureza nos deu um vetor de desenvolvimento para o Maranhão e para o Brasil”, afirmou o vice-governador Carlos Brandão.

Presente no evento, o secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela, destacou a importância das ações que estão sendo promovidas no governo Flávio Dino na área da segurança. “Ficamos felizes de ter, a partir de agora, a presença permanente dessa unidade do Corpo de Bombeiros, a postos para prevenir acidentes”, disse.

Na ocasião, ele informou que o governador já encaminhou o projeto da Lei Orgânica Básica (LOB) para que a Assembleia Legislativa possa apreciar a propostas já na próxima sessão. A LOB prevê, entre outras ações e benefícios, a ampliação do serviço de bombeiros em mais de 20 municípios do estado.

O presidente da Emap, Ted Lago, destacou a coragem e a bravura dos homens e mulheres que integram a corporação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), recentemente posta à prova em incêndio ocorrido em um armazém do porto. “Com essa estrutura permanente instalada hoje, temos mais condições de trazer riqueza e fomento para o estado do Maranhão, um compromisso do governador Flávio Dino”, disse.

Durante a inauguração, o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto Pinto de Araújo, fez um elogio a todos os militares que participaram da operação de combate a incêndio na área portuária em janeiro deste ano, e lembrou que agora os serviços terão mais estrutura. “É a realização de um sonho, de poder agir preventivamente em uma área que sempre foi uma preocupação para nós”, afirmou.

Ele informou que, mesmo antes da instalação propriamente dita, o convênio entre a Emap e o Corpo de Bombeiros já havia iniciado com o mapeamento das áreas de risco e o levantamento do trabalho das brigadas, tendo o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e do Grupamento de Atividades Técnicas (GAT).

Prevenção e combate

A Brigada do Corpo de Bombeiros Militar está preparada para atuar no combate a incêndios, resgate e salvatagem de pessoas. Além disso, a unidade contribuirá para o planejamento e execução do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto do Itaqui. Esse Plano reúne o conjunto de empresas que integram o Complexo Portuário de São Luís.

A instalação da primeira Brigada do Corpo de Bombeiros do Porto do Itaqui foi uma determinação do governador Flávio Dino, prontamente atendida pelo presidente da Emap, Ted Lago, e pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, coronel Célio Roberto Pinto de Araújo.