Encontro no TO destaca importância do Porto do Ita...

Publicada em: 04.12.2018

Encontro no TO destaca importância do Porto do Itaqui

Em visita a Porto Nacional (TO) nesta semana, o presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, apresentou o Porto do Itaqui destacando sua importância como o porto do Tocantins, que vem se consolidando cada vez mais como terminal preferencial de sua área de influência. “O Porto do Itaqui é um diferencial estratégico do Maranhão por compor o maior complexo portuário em movimentação de carga do país e que tem sido destino logístico de boa parte da produção do corredor centro-norte”, afirmou. 


O encontro, realizado em parceria com a VLI Multimodal, reuniu o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires, e o subsecretário de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Expedito Rodrigues Júnior. O objetivo foi estreitar o diálogo institucional entre os estados de Tocantins e Maranhão para que planejem de forma conjunta o desenvolvimento logístico da região. 

Porto preferencial

Em sua apresentação o presidente da EMAP destacou que, além da infraestrutura portuária para armazenagem de grãos e combustíveis, berços para atração de navios que variam de 12 a 19 metros de profundidade, o Porto do Itaqui integra, por meio de sua área de influência, mais de 20 milhões de hectares, servidos por rodovias estaduais e federais, a partir da BR-135, e mais de 2 mil quilômetros de ferrovias. 

O Itaqui também se diferencia por ser o canal para o escoamento da produção e abastecimento do Tocantins e por sua integração com os demais estados da região, o que o coloca também como porto preferencial para outras cargas, principalmente em contêiner.