Embaixador de Israel visita o Porto do Itaqui

Publicada em: 26.10.2017

Embaixador de Israel visita o Porto do Itaqui

O Porto do Itaqui recebeu, nesta quarta, 25, a visita do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Avraham Shelley, que veio ao Maranhão em visita oficial. Acompanhado pelo assessor especial da SEPE - Secretaria Estadual de Programas Especiais, João da Silva Maciel Júnior, ele foi recebido pelo presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, que apresentou as potencialidades do Porto do Itaqui e o acompanhou à área primária do porto, onde conheceu o novo Centro de Controle Operacional.

“Além de apresentar a gestão do porto, mostramos a região como um todo e o Itaqui como um porto de desenvolvimento regional. A última grande fronteira agrícola brasileira está aqui e o Maranhão entendeu o seu papel de fornecedor de proteína para o mundo”, afirmou Ted Lago.

“Estou muito feliz de ver como funciona esse porto. Vejo uma administração jovem, uma liderança experiente e isso dá segurança para o futuro. Fizemos uma visita técnica mais detalhada e vamos ver se podemos aquecer nossas relações”, afirmou o embaixador ao final do encontro. “O Brasil e Israel estão muito longe um do outro e às vezes é preciso um mediador como o embaixador para apontar o que é confiável”, completou.

Israel possui hoje avançada tecnologia no agronegócio, especialmente a de produzir alimentos em regiões secas. O país é um importante produtor de fertilizantes, com atividades na região do Mar Morto, e o diálogo com a embaixada favorece a troca de informações com foco no fomento aos projetos do Governo do Maranhão na área. “Vamos avançar nas discussões sobre as operações com fertilizantes, além de outros produtos que possam atender a expansão do agronegócio no estado”, avaliou o presidente da EMAP.

Após o encontro no Porto do Itaqui Ted Lago acompanhou o embaixador em almoço com demais autoridades do Governo do Maranhão.