Embaixador da Espanha visita Porto do Itaqui

Publicada em: 24.07.2015

Embaixador da Espanha visita Porto do Itaqui

A comitiva da Embaixada da Espanha visitou o Porto do Itaqui no final da na quarta-feira (22), e foi recebida pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, e sua equipe técnica. Depois de conhecer a área primária, o grupo assistiu a uma apresentação sobre as potencialidades do porto como ponto estratégico para escoamento da produção do corredor Centro Norte do Brasil.

“Esta visita é o primeiro passo de muitos outros num futuro próximo, buscando parcerias com o governo da Espanha”, afirmou Ted Lago. Durante a apresentação também foram destacadas as potencialidades do Maranhão para a economia mundial. “Com todos os esforços do governo Flávio Dino, nosso estado tende a se tornar referência mundial em produção de alimentos. Temos terras, rios, clima favorável e, mesmo com os desafios estruturais, dispomos de boa logística, principalmente ferroviária. E ainda temos um porto estratégico”, explicou.

Além do embaixador Manuel de la Cámara Hermoso, o grupo contou com a presença do cônsul da Espanha no Maranhão; Raúl Ignacio de la Iglesia David, do conselheiro de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Luis Benito Ruiz; da conselheira comercial, María Amelia Gusmán; do presidente da Tragsa Brasil, Félix Díaz de Rada, e do secretário extraordinário de Programas Especiais e presidente do Instituto Maranhense de Estudos

Socioeconomicos e Cartográficos, Felipe de Holanda.

Ao final da visita, o embaixador Manuel de la Cámara Hermoso destacou a capacidade do Porto do Itaqui. “É um porto que em 10 a 20 anos será tão ou mais importante que os portos do sul do país”, disse. “Conheço portos no mundo inteiro, mas fiquei impressionado de ver como esse porto é limpo e organizado”, completou.