EMAP sedia evento anual da ANTAQ

Publicada em: 11.08.2017

EMAP sedia evento anual da ANTAQ

O Porto do Itaqui sediou nos dias 10 e 11 de agosto o 26º Encontro dos Portos Organizados sobre o Sistema de Desempenho Portuário (SDP), recebendo em São Luís membros da Coordenação Nacional de Estudos e Desempenho Portuário, representantes da Sociedade de Portos e Hidrovias e de 15 portos brasileiros: São Francisco do Sul, Paranaguá e Antonina, Bahia, Paraíba, Ceará, Espírito Santo, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Suape, Itajaí, Recife, Imbituba e Rio Grande. Os dois dias de atividades incluiram palestras e visitas às instalações portuárias do Itaqui e da Ponta da Madeira, além de reuniões técnicas com o objetivo de aperfeiçoar o sistema de desempenho portuário. 

O grupo foi recepcionado pela diretoria da EMAP, que apresentou resultados do Itaqui neste primeiro semestre de 2017. Para o presidente da EMAP Ted Lago, sediar um encontro dessa natureza, além de ser uma honra é também uma oportunidade para mostrar as potencialidades do Itaqui e o modelo de gestão adotado pela empresa, que tem dado excelentes resultados, compartilhando com os demais portos. 

O evento, organizado anualmente pela ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, é realizado pela primeira vez em São Luís. Segundo o especialista em regulação da ANTAQ em Brasília, Leopoldo Heitor Capelini Kirchner, o sistema de desempenho portuário é a base de todo o conhecimento estatístico de movimentação de carga no país, reunindo dados de todos os portos organizados e TUPs. “O encontro permite aperfeiçoar o sistema anualmente, a reunião de todas as companhias docas e portos organizados é importante para ouvirmos as sugestões e opiniões de todos”, explicou.