EMAP realiza agosto solidário

Publicada em: 30.08.2017

EMAP realiza agosto solidário

Ações dos programas Porto Comunidade, Voluntariado e Comitê de Responsabilidade Social da Área Itaqui-Bacanga foram reunidas em programação especial

Os alunos da Escola Estadual Dayse Galvão, da Vila Embratel, realizaram, neste mês, o sonho de conhecer o Porto do Itaqui e ver de perto os navios que transportam riquezas e levam desenvolvimento para o Maranhão e toda a área de influência do porto. A ação integra o Plano de Responsabilidade Social da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, que atua em três projetos principais: Porto Comunidade, composto pelo Programa de Visitas e ações de relacionamento comunitário; Voluntariado, em que funcionários realizam ações para benefício das comunidades do entorno; e o Comitê de Responsabilidade Social da Área Itaqui-Bacanga, criado em 2015 e formado por 17 empresas do território. 

Para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado, 28 de agosto, foi montada uma programação especial de ação e reflexão sobre responsabilidade social. O Programa de Visitas abriu o agosto solidário da EMAP com um pacote criado para contemplar os estudantes da Dayse Galvão. Ao final da maratona de oito visitas guiadas, em grupos pela manhã e à tarde, cerca de 300 adolescentes do Ensino Médio conheceram o porto que é patrimônio dos maranhenses. 

“A responsabilidade socioambiental é um valor para a EMAP e é com grande entusiasmo que realizamos as ações dessa área. Com foco em educação e abertura à comunidade desenvolvemos ações durante todo o ano que vão desde o estimulo ao voluntariado corporativo até o apoio e capacitação de jovens e adultos envolvidos com nossas atividades e residentes no entorno de nossos terminais”, afirma a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da empresa, Deborah Baesse. 

Um mais um 

A Escola Coração de Jesus, a única da Ilha de Cajual, município de Alcântara, não está mais no escuro. A unidade foi o alvo principal das ações do grupo Voluntariado EMAP, que viabilizou a aquisição e instalação de um controlador para funcionamento do sistema de energia solar. O povoado onde vivem cerca de 50 famílias não possui rede de energia nem abastecimento de água potável. Para chegar é preciso ir do Terminal do Cujupe até a ilha numa embarcação de pequeno porte durante cerca de 20 minutos e seguir a pé, por cerca de uma hora e meia até a comunidade. 

A Ilha de Cajual também recebeu outra ação do grupo, dessa vez em parceria com o Estaleiro Escola. Alunos da instituição foram capacitados para ministrar um Seminário de Educação Ambiental para a comunidade, com orientações sobre destinação de resíduos, saúde e segurança. O seminário foi realizado no dia 21, junto com um mutirão de saúde, recreação para as crianças e capina da área da escola. 

Para encerrar as atividades do mês os voluntários EMAP têm visita agendada nesta sexta, 31, ao Abrigo Institucional para pessoas em situação de rua, que a Prefeitura de São Luís mantém no centro da capital. Eles levarão música e kits de higiene pessoal para cerca de 50 pessoas atendidas diariamente na casa. A entrega dos kits foi inspirada no projeto Mini Gentilezas, iniciado em 2016, no Rio de Janeiro, pela ONG Argilando, e que vem se multiplicando em outras capitais brasileiras com pontos de coleta que recebem doações de xampus, cremes dentais, sabonetes, absorventes, desodorantes e outros produtos. Na EMAP os funcionários vêm doando produtos disponibilizados em hotéis ou aviões que a equipe de RS recebe e encaminha para os voluntários montarem os kits com miniaturas de xampu, condicionador e sabonete. 

Todos juntos 

Para fechar o mês dedicado ao trabalho voluntário e celebrar o 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, a EMAP reuniu o Comitê de Responsabilidade Social da Área Itaqui-Bacanga em um encontro das empresas integrantes com o objetivo de homenagear seus voluntários, fazer um balanço das ações e formalizar a adesão da Universidade Federal do Maranhão ao grupo. O evento foi realizado no campus do Bacanga e contou com a presença da reitora da UFMA, Nair Portela Coutinho; do secretário de estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; do presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago; de representantes de demais empresas que integram o comitê, e de dirigentes e professores das escolas contempladas nos projetos desenvolvidos. 

“Para nós é uma honra ter a UFMA integrando o Comitê. A presença da universidade vem nos dar suporte na área em que é referência, que é a produção e fomento de conhecimento, especialmente nesse território que tanto necessita. É uma honra também poder incentivar, como liderança, a mobilização para enfrentarmos juntos os problemas da região Itaqui Bacanga”, disse Ted Lago. 

A reitora da UFMA destacou o trabalho do Comitê como exemplo de organização da sociedade ao unir força, trabalho e sonhos para fazer melhor. “É uma alegria integrar esse grupo que vem realizando um trabalho fantástico acolhendo escolas e queremos contribuir muito para melhorar os indicadores da nossa comunidade Itaqui-Bacanga”, afirmou. 

Criado em 2015, o Comitê é uma importante realização em responsabilidade social, com o objetivo de desenvolver um trabalho articulado na área. Para este ano de 2017 as empresas que integram o comitê escolheram as escolas públicas e comunitárias como foco de suas ações. Além da EMAP e da UFMA, fazem parte da iniciativa Alumar, Cimento Bravo, COPI – Companhia Operadora Portuária do Itaqui, Consórcio Tegram, Fertipar, Internacional Marítima, Maxtec, Península Norte Fertilizantes, Raizen, Rosa Branca – Moinhos Cruzeiro do Sul, Ultracargo, Vale, VLI, Votorantim e Yara.