EMAP organiza plano de ação para melhorar os servi...

Publicada em: 06.09.2014

EMAP organiza plano de ação para melhorar os serviços nos terminais de passageiros

Representantes da EMAP acompanharam a inspeção realizada pelo Ministério Público Estadual na Ponta da Espera e no Cujupe

Representantes da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do porto do Itaqui e dos Terminais de Passageiros acompanharam a inspeção realizada pelo Ministério Público Estadual na Ponta da Espera e no Cujupe. Os trabalhos contaram com a presença  da Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelos porta-vozes das Operadoras Internacional Marítima e Servporto. Ao todo, 12 promotores de justiça, a maioria titulares das Comarcas localizadas na Baixada Maranhense, participaram da atividade.

 Vistoria

 Durante a vistoria conduzida pelo Ministério Público irregularidades envolvendo a higiene e a segurança foram apontadas. Entre elas; botijões de gás armazenados e instalados de maneira incorreta, enquanto que nas rampas de acesso às embarcações, os promotores observaram tráfego de veículos na mesma área de trânsito de passageiros, durante o embarque e desembarque dos ferry-boats em ambos os terminais.

Todas as oportunidades de melhorias foram registradas pela equipe da EMAP para que as providências sejam tomadas. “Uma equipe multidisciplinar foi montada para traçar um plano de ação e atender às solicitações do Ministério Público. Temos consciência dessas lacunas e vamos trabalhar para preenche-las”, informou o Diretor de Engenharia e Manutenção da EMAP, Astrogildo Quental.

 Estrutura do Terminal

 O projeto de reforma do Terminal da Ponta da Espera, administrado pela EMAP gestora do Porto do Itaqui, passou por processos de revisitação em função das oportunidades de melhorias reveladas ao longo da evolução no cronograma da obra. À medida que os trabalhos avançaram, informações importantes sobre a infraestrutura do prédio foram reveladas, avaliadas e soluções implementadas.

 Durante os meses de reforma, por tratar-se de serviço essencial à população dos munícipios da Baixada Maranhense,  os serviços de atendimento aos passageiros do Terminal da Ponta da Espera não foi paralisado. Uma estrutura temporária foi montada e mantida no estacionamento com a instalação dos escritórios administrativos da EMAP, das operadoras dos ferry-boats, dos pontos de vendas das passagens, além de toda infraestrutura para atender aos usuários. Placas sinalizadoras educativas, informativas e indicativas sobre os serviços disponíveis no local foram instaladas. Vale ressaltar que por ano, cerca de 1,6 milhão de pessoas passam pelos terminais. 

 Obra no Terminal  

 Atualmente a obra encontra-se com 85% do projeto concluído. Entre as melhorias realizadas na estrutura estão a restauração de todo o prédio principal, construção e reforma de novas passarelas; reforma do Box da Polícia Militar, reforma do coreto, construção de nova praça de alimentação, instalações adequadas para restaurantes e construção de um novo estacionamento com ponto de táxi.

O restante da obra, os 15% serão direcionados na etapa de acessibilidade do Terminal. Uma rampa está sendo construída para atender aos portadores de necessidades especiais. O usuário encontrará conforto, comodidade e segurança.