EMAP investe em segurança portuária

Publicada em: 20.05.2018

EMAP investe em segurança portuária

Com a entrega do Centro de Controle Operacional, em 2017, a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária deu a largada para a fase de investimentos em tecnologias voltadas à segurança portuária. Foi implantado um novo sistema que atua no controle da movimentação e programação de navios, com rádios digitais e identificação automática de navios (AIS), utilizado para o monitoramento em tempo real das áreas de fundeio e canais de acesso aquaviário ao porto. Este ano os investimentos continuam com aquisição de um drone e de uma lancha destinada a fiscalização e monitoramento, esta última em processo de licitação.

“Estamos investindo em tecnologias e inovação para garantir maior segurança aos usuários, trabalhadores e arrendatários do Porto do Itaqui. A implantação do sistema de vigilância com drone nos permitirá atender toda a nossa área delegada e terminais externos”, afirma o presidente da EMAP, Ted Lago.

Esses equipamentos vêm fortalecer o sistema de monitoramento, que hoje conta com seis postos para acompanhar, por meio de rádio e imagens, as operações em tempo real, com câmeras que cobrem toda a área do porto organizado. Com o sistema integrado de gestão portuária a equipe de operações do Itaqui controla a programação de navios e cargas em um painel digital (videowall).

Entre outras tecnologias incorporadas ao Centro de Controle Operacional estão o acesso por biometria, automação de portarias e balanças, scanner de bagagem, detector de metais e radar portátil para verificação de velocidade, além de rádios digitais em estações fixas e móveis, ampliando a área de cobertura. “Os radares portáteis auxiliam as fiscalizações que a Guarda Portuária realizada periodicamente para prevenção de acidentes de trânsito”, informa o gerente de Segurança Portuária, Nilvan Vieira da Silva.

Responsável pela salvaguarda em terra e mar, a Guarda Portuária agora com o drone pode ampliar o monitoramento da Poligonal do Porto do Itaqui, uma área de 5,1 milhões de metros quadrados, garantindo a segurança de todo o território do porto organizado e dos terminais de ferryboat da Ponta da Espera e do Cujupe, que juntos somam outros 345,7 mil metros quadrados.

O equipamento também será útil para auxiliar as ações do Programa de Gestão Ambiental, fornecendo registro preciso mesmo em áreas de difícil acesso. “Agora temos mais uma ferramenta para auxiliar nosso serviço de vigilância, contribuir no acompanhamento de obras e na melhoria contínua de nossas atividades”, diz o gerente. O drone está cadastrado na Agência Nacional de Aviação Civil e a equipe da Guarda Portuária foi treinada e registrada para operar o equipamento.

Enquanto o drone pode mapear toda a área do porto, uma lancha será utilizada para fiscalização e patrulhamento das águas que banham o Itaqui e terminais administrados pela EMAP. Em processo de licitação que deve ser concluído até o final deste semestre, a embarcação estará a serviço da Guarda Portuária para controlar as atividades de segurança patrimonial, vigilância ostensiva e preventiva, reprimindo quaisquer eventos que atentem contra a segurança dos trabalhadores e das instalações portuárias.