EMAP cumpre nova etapa do Termo de Cooperação com...

Publicada em: 02.02.2018

EMAP cumpre nova etapa do Termo de Cooperação com Corpo de Bombeiros

 

Na solenidade realizada nesta semana, quando o Governo do Maranhão entregou viaturas e equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) cumpriu a primeira etapa do Termo de Cooperação celebrado com a instituição, pelo qual investirá um total de R$ 634 mil em segurança e prevenção de incêndios no Porto do Itaqui. O presidente da empresa, Ted Lago, participou do evento ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portella, que representou o governador Flávio Dino.

“O objetivo é aumentar a segurança e a resposta a eventos na Poligonal do Porto do Itaqui, tendo em vista os projetos de ampliação na movimentação de granéis líquidos – combustíveis e derivados”, destacou Ted Lago.

De acordo com a parceria o Corpo de Bombeiros fica responsável pela mobilização de cinco bombeiros militares em escala de 24 horas, sendo três destinados às ações de combate a incêndio e dois às ações de atendimento hospitalar.

Nesta primeira etapa foram entregues equipamentos de proteção respiratória e compressor de ar respirável, roupas de aproximação e demais equipamentos utilizados em ações de resgate, além de manutenção corretiva e preventiva para duas ambulanchas (lanchas de resgate/salvamento), recuperação de caminhão de combate a incêndio e formação técnica dos brigadistas EMAP.

O convênio representa a continuidade do trabalho iniciado em fevereiro de 2015, quando foi instalada a primeira unidade do Corpo de Bombeiros no Itaqui. Além de instalar a unidade a EMAP criou e treinou a primeira brigada de combate a incêndio, formada por 24 colaboradores da empresa.

Localizada na área primária do Porto, a Brigada do Corpo de Bombeiros Militar está preparada para atuar no combate a incêndios, resgate e salvatagem de pessoas. Além disso, contribui ativamente para o planejamento e execução do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto do Itaqui, que reúne o conjunto de empresas que integram o Complexo Portuário de São Luís, além da cobertura do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, localizado no Bacanga.

A parceria com o Corpo de Bombeiros integra uma série de investimentos que a EMAP vem fazendo em segurança, com destaque para a obra de revitalização do sistema de combate a incêndio do Porto do Itaqui (berços 100 a 108), no valor de R$ 15,3 milhões.