Diretor nacional do Sebrae visita o Porto do Itaqu...

Publicada em: 04.10.2019

Diretor nacional do Sebrae visita o Porto do Itaqui

O Porto do Itaqui recebeu, no início desta semana, a visita do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, acompanhado dos presidentes do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho, e da Fiema (Federação das Indústrias do Maranhão), Edilson Baldez. O grupo foi recepcionado pelo presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, que apresentou as potencialidades do porto público maranhense e o plano de investimentos. 

A exposição sobre o Itaqui destacou a infraestrutura de cais, com profundidades de até 19 metros, e retroárea com terminais para graneis sólidos, líquidos e carga geral. Sobre o plano de investimentos públicos e privados, que chega a R$ 1,4 bilhão até o final de 2022, o objetivo é atender o aumento de demanda de carga previsto para os próximos anos, consolidando ainda mais o Itaqui como o mais importante porto do Centro Norte do país. 

“É muito bom poder mostrar os investimentos que temos feito desde 2015, não só na modernização do Porto do Itaqui, como também na segurança e sobretudo nas relações com a comunidade”, afirmou Ted Lago no final da visita. 

“O Itaqui é um grande do canal de escoamento da produção de uma significativa parte do Brasil. Ficamos felizes de ter o conhecimento dos números de gestão aqui apresentados, como a alta produtividade nas operações, as certificações ISO e capacidade de investimento”, destacou Eduardo Diogo. 

Parceria e prêmios

A unidade regional do SEBRAE no Maranhão já tem uma história com a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, gestora do Porto do Itaqui. Foi por meio de um contrato entre as duas instituições que foi potencializado um importante projeto de desenvolvimento local, o Manguará. Realizado pela área de Responsabilidade Social da EMAP, o projeto capacitou os empreendedores da Associação dos Vendedores do Terminal do Cujupe (AVTEC), com apoio do Sebrae, para atuar dentro do novo terminal (obra empreendida pela EMAP), inaugurado em setembro. 

O projeto recebeu dois prêmios nacionais: o primeiro lugar no Prêmio de Responsabilidade Socioambiental concedido pela revista Portos e Navios, a mais importante publicação do setor portuário no país, e o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia na modalidade Gestão de pessoas – Sustentabilidade, setor público, promovido pela ABRH-MA.