Dilma destaca gestão do porto do Itaqui

Publicada em: 07.12.2012

Dilma destaca gestão do porto do Itaqui

Em visita a São Luís no último dia 03, a presidente Dilma Rousseff destacou a importância do porto do Itaqui para o país.

Em visita a São Luís no último dia 03, a presidente Dilma Rousseff destacou a importância do porto do Itaqui para o país, especialmente no que se refere à eficiência da gestão portuária e às parcerias com a iniciativa privada, duas das metas que o Governo Federal deverá perseguir com o novo programa de incentivos para o setor divulgado dia 06/12. No Maranhão, Dilma inaugurou o berço 100, obra construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 139,5 milhões, e que atenderá o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) em sua segunda fase.

A presidente enfatizou que a retomada do crescimento econômico do país irá impor desafios e que vamos [Governo Federal] precisar de empresas com um planejamento estratégico de longo prazo. O Itaqui oferece contribuição decisiva para a logística brasileira, destacou. Antes de inaugurar o novo berço, Dilma assistiu, na companhia de convidados como a governadora do Estado do Maranhão, Roseana Sarney; do presidente do Senado, José Sarney; do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, a apresentação de uma maquete eletrônica com o planejamento de 20 anos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) para o Itaqui.

Além do planejamento, Dilma destacou a forte parceria que a EMAP está construindo com a iniciativa privada para a consolidação de empreendimentos como o Terminal de Grãos do Maranhão e o Terminal de Pellets e Celulose. Juntos, os investimentos ultrapassam os R$ 700 milhões. As parcerias são alavancas para a construção de um Maranhão e um Brasil mais desenvolvido, ampliando a nossa capacidade de produzir e de exportar por portos mais modernos e mais eficientes, disse para uma plateia de mais de 400 empresários e trabalhadores portuários.

O presidente da EMAP, Luiz Carlos Fossati, informou que o projeto de expansão do porto do Itaqui é audacioso e vislumbra a obtenção de investimentos que atingirão R$ 6,4 bilhões visando chegar a 150 milhões de toneladas/ano. Para o período de 2013 a 2017, estamos desenvolvendo novos projetos na ordem de R$1,5 bilhão. O progresso se faz com ousadia para investir, propor novas formas de gestão focadas no potencial humano para vencer desafios e valorizar as práticas de desenvolvimento sustentável, com a procura constante da competitividade com competência, o que nos possibilitara novas e importantes perspectivas de mercado, finalizou Fossati.

Fonte: Gerencia de Comunicação e Responsabilidade Social
Texto: Cíntia Machado