Dia do caminhoneiro é celebrado no Porto do Itaqui

Publicada em: 26.07.2019

Dia do caminhoneiro é celebrado no Porto do Itaqui

Os motoristas de caminhão que estavam em atividade no Porto do Itaqui, nesta quinta-feira (25), foram homenageados em uma manhã de celebração que contou com ações de saúde e palestras na área de segurança e cuidados com o meio ambiente, realizadas no Pátio de Regulação de Carretas. O evento foi promovido pelas transportadoras que operam no porto público do Maranhão em alusão ao Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.

“Neste ano foi diferente porque não realizamos sozinhos, mas em parceria com outras empresas, cada uma contribuiu com uma etapa da programação”, disse Luís Eduardo Costa, da Transrio, que organizou junto com equipes da Transmasut, Rolim, J.Elias e a Target (gerenciadora de risco da Petrobras), com apoio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

O Pátio de Regulação de Carretas (PRC) é onde os caminhoneiros recebem a chamada para carregamento ou descarregamento de cargas dentro da área primária do Porto do Itaqui e seguem direcionados para um lote específico de mercadoria de determinado navio. Em 2017 começou a ser implantado no Itaqui um sistema automatizado de gestão operacional que reduz tempo e recursos, ampliando a segurança nos acessos e gerando maior confiabilidade nos processos de movimentação de carga.

“Passado o primeiro momento de absorção, vejo que o novo sistema gerou uma consciência maior dos motoristas, com novas regras a seguir. Hoje as funcionalidades do porto estão mais claras, mudou muito, ficou melhor”, afirma Eduardo Costa.

O evento contou com a presença de equipes do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária e do Sistema Serviço Social do Transporte (Sest)/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Na área de saúde, em parceria com a Unidade Básica do Anjo da Guarda, os caminhoneiros tiveram acesso a serviços de aferição de pressão, teste de glicemia e vacinação.

Pelo menos duas vezes por mês, o motorista Cleomar Carvalho Santos Franco passa pelo Itaqui. Ele roda o país, de norte a sul e, nesta quinta, foi surpreendido pela celebração. “Todos nós sabemos sobre esses assuntos, mas é sempre bom lembrar. A questão da saúde, o bem-estar da pessoa, é muito bacana”, disse.

O motorista também falou sobre os desafios da profissão. “Essa escolha eu acredito que seja muito por ter um antepassado, normalmente o pai, ou mesmo um irmão. Outras vezes é mesmo pela paixão pela máquina. A pessoa, para poder aguentar ficar longe de casa, passando por buracos, passando frio, cada região é diferente, é preciso ter muito amor pelo que faz”, afirmou Cleomar Carvalho Santos Franco.

“Trouxemos uma instrução sobre obediência às regras de trânsito e informações a respeito de direitos e deveres na blitz Lei Seca, além de orientações sobre direção defensiva. Pontuamos os procedimentos e disciplina em relação à atividade portuária e observamos que os condutores estão bem habilitados na sua responsabilidade dentro do porto”, informou o policial militar Antonio Wilton Mendes Júnior, do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária do Maranhão.

Responsável pela área de formação dos trabalhadores de transporte do Sest/Senat, Júlio Cesar Lorenzon falou da relação da atividade com o meio ambiente. “Apresentamos orientações sobre a necessidade de se ter atenção na aquisição de peças e na destinação correta delas após o uso, de não manter o caminhão funcionando desnecessariamente, reduzindo o consumo e a poluição. São cuidados que o motorista precisa ter e que contribuem para o equilíbrio do meio ambiente”, afirmou.