Comunidade portuária do Itaqui unida pela saúde

Publicada em: 20.04.2020

Comunidade portuária do Itaqui unida pela saúde

Desde que a Covid-19 chegou ao Brasil, o objetivo de todos os setores de serviços essenciais tem sido proteger trabalhadores e ao mesmo tempo manter suas atividades. As diversas empresas e órgãos que atuam no Porto do Itaqui têm trabalhado em conjunto para definir e implementar ações voltadas à saúde e segurança de todos. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), na qualidade de Autoridade Portuária, criou um comitê de combate e prevenção à doença e outras infecções respiratórias. O grupo de trabalho, em parceria com operadores, agências marítimas, praticagem, arrendatários e OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra), vem monitorando essas ações, compartilhando experiências e implementando novas medidas a cada variação de cenário.
O Ministério da Saúde incluiu os trabalhadores portuários entre os grupos prioritários na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. São 12 postos (confira aqui no link: http://www.portodoitaqui.ma.gov.br/imprensa/noticia/caminhoneiros-e-trabalhadores-portuarios-sao-vacinados-em-2-fase-da-campanha-nacional-contra-gripe) funcionando de segunda a sexta, para atendimento a esse público. Basta levar a carteirinha de vacinação e um documento que comprove a atuação: carteira de sócio do sindicato, contracheque com documento de identidade, declaração dos serviços onde atuam, carteira de trabalho ou crachá funcional.
Caminhoneiros
Parte importante para a movimentação das diversas cadeias produtivas que operam no Porto do Itaqui, os motoristas de caminhão têm recebido atenção permanente. Foi implementada uma série de ações voltadas para a segurança desses profissionais. Todo o processo de chamada para acesso ao porto foi informatizado, evitando o deslocamento presencial e evitando aglomerações. 
Cada terminal vem colocando em prática protocolos de acesso para os caminhoneiros. O Tegram e suas consorciadas estão aplicando todas as medidas, de acordo com as instruções e recomendações dos órgãos de saúde. Na Glencore, por exemplo, além da medição de temperatura, os caminhoneiros que transportam grãos preenchem formulário e são entrevistados por um profissional de saúde a fim de relatar sintomas e contatos com possíveis infectados, antes de ter o acesso liberado.
A campanha de vacinação contra H1N1 começou desde março, bem como as orientações sobre prevenção e cuidados de higiene. Para evitar aglomeração, a triagem de caminhões destinados à empresa vem sendo realizada em um posto exclusivo. Após a higienização das mãos, cada motorista recebe toalha com produto desinfetante para passar no veículo (maçanetas, volante, painel e alavanca de câmbio).
Os motoristas que carregam combustível para a Granel Química, por exemplo, têm recebido orientações sobre prevenção e a empresa redimensionou as escalas de trabalho para facilitar o controle e reduzir os riscos de exposição – tanto para os motoristas quanto para os funcionários. Entre outras medidas, foi disponibilizado álcool em gel, borrifação do solado das botas de segurança com solução de hipoclorito de sódio a 10% e, na portaria do terminal foram, instalados lavatórios para higienização das mãos, à disposição de todos os funcionários e clientes. 
Os caminhoneiros que transportam celulose no Itaqui recebem kits com máscaras, álcool em gel e sabonetes e são encaminhados ao serviço de saúde caso apresentem temperatura superior a 37,8 graus. Além dessas medidas, a Suzano criou uma lista de transmissão por Whatsapp para envio de orientações e informações.
Trabalhadores avulsos
Para proteger os trabalhadores com funções na linha de cais – estivadores, arrumadores e conferentes –, o OGMO Itaqui também adotou medidas. Além dos EPIs, já utilizados de acordo com cada função, os trabalhadores portuários avulsos estão recebendo os insumos necessários para a higienização das mãos e álcool em gel e foram instalados lavatórios portáteis na área primária. Também vem sendo intensificada a desinfecção de ambientes e veículos. 
A escala dos trabalhadores de forma 100% online – determinada pelo Governo Federal em Medida Provisória como forma de prevenção – já é prática no Porto do Itaqui desde 2018, quando foi implantada a Escala Web. Em atenção à MP, foi estabelecido o protocolo de restrição para convocação de profissionais enquadrados no grupo de risco, com direito ao recebimento de indenização compensatória mensal. O controle de acesso dos trabalhadores, nas catracas eletrônicas, também conta com aferição de temperatura.
Administrativo

Na sede da EMAP foi instituído o trabalho remoto para grupos de risco (a partir de 60 anos, grávidas e portadores de doenças crônicas) e também para parte dos trabalhadores em função administrativa. Aos que permanecem em trabalho presencial foram disponibilizados equipamentos de proteção, com a inclusão de máscaras. Os que apresentam sintomas de gripe ou qualquer doença respiratória ficam em casa e recebem orientação do serviço médico, com acompanhamento diário. 
Os serviços de limpeza e higienização foram reforçados em estações de trabalho, maçanetas e a prática de portas abertas foi adotada em todas as dependências sob a gestão da EMAP, incluindo os terminais da Ponta da Espera e do Cujupe. A empresa disponibilizou álcool gel em todas as dependências, cuidado estendido aos ônibus que transportam funcionários. Também foram instaladas pias portáteis (feitas de tonéis), com água e sabão, nas áreas operacionais. 
Um canal de comunicação via Whatsapp foi aberto para divulgar orientações de prevenção e as medidas adotadas. Os funcionários também recebem informações pela intranet, nos murais impressos e eletrônicos. Todas as recomendações para funcionários EMAP são compartilhadas com as empresas terceirizadas. No site do Porto do Itaqui um banner direciona para o conjunto de informações sobre o enfrentamento da Covid-19: http://www.emap.ma.gov.br/transparencia/duvidas-frequentes-covid-19-oqueestamosfazendo).
Para evitar aglomerações, os restaurantes instalados dentro da poligonal do porto passaram a fornecer refeições em quentinhas, respeitando regras de distanciamento social. Os processos administrativos físicos passaram a ser realizados em modo eletrônico, incluindo licitações e protocolo. O acesso ao porto foi restrito às demandas essenciais e o ponto digital foi substituído pelo uso do cartão eletrônico.
A VLI, que opera um terminal de grãos no Itaqui, adotou home office para todas as funções administrativas e empregados acima de 60 anos ou em grupo de risco. Aos trabalhadores da área operacional determinou a redução do número de pessoas nas equipes, além de horários alternados para entrada, saída e refeições, reduzindo o contato entre as pessoas. Para auxiliar na verificação de temperatura dos empregados, a empresa adquiriu câmeras termográficas e pirômetros - sensores infravermelhos de alta precisão, e vem utilizando uma plataforma de telemedicina para conectar médicos e empregados como apoio no diagnóstico da Covid-19 e de outras doenças.
As equipes que seguem em suas frentes de trabalho estão atuando para manter o abastecimento de alimentos, combustível, remédios e produtos de limpeza, entre outros insumos, além das exportações que garantem o equilíbrio da economia. Os demais são orientados a permanecer em casa, contribuindo para o achatamento da curva de contágio e evitando colapso no sistema de saúde. Cada um fazendo a sua parte pela saúde de todos.