Compliance da EMAP inspira alunos do IEMA

Publicada em: 13.09.2019

Compliance da EMAP inspira alunos do IEMA

Nesta semana os alunos da do IEMA - Unidade Vocacional Itaqui Bacanga tiveram uma aula diferente. O gerente da área de Compliance do Porto do Itaqui, Rodrigo Desterro, falou sobre o tema “Compliance – equilíbrio entre ética, moral e responsabilidade” na roda de conversa realizada no auditório. Acompanhado pela advogada Lycia Vieira, da equipe de Compliance do Itaqui, ele apresentou aos alunos o Código de Conduta Ética da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária e ao final do encontro   desafiou a turma a criar o Código de Conduta da escola.

“Trouxemos aos alunos os conceitos que regem o nosso Código de Conduta e mostramos como esses valores são trabalhados dentro da EMAP e como podem e devem ser refletidos na vida. Tudo é uma questão de equilíbrio entre o que queremos, o que podemos e o que devemos fazer”, afirmou Rodrigo. O documento reúne as diretrizes relativas aos comportamentos esperados no ambiente de trabalho, no uso da informação e em orientações sobre conflitos de interesse e de relacionamento.

Para o professor George Cabral, dos cursos de Eletroeletrônica e Eletromecânica, “é muito importante discutir ética nesse momento em que os valores do que é certo e errado precisam ser redirecionados, oferecendo um norte melhor para eles que daqui a pouco estarão no mercado de trabalho”.


Camile Luana Nascimento, 16, do curso Técnico em Portos, disse que foi muito gratificante a apresentação. “Ele demonstrou por que devemos fazer o certo e espero que a gente consiga criar o nosso código de conduta.” Para Florêncio Durans Bezerra, da mesma turma, a aula “realçou mais a ideia que a gente tinha sobre fazer a coisa certa e nós vamos fazer o código e tentar cumprir da forma que é cumprido na EMAP”.

De acordo com Ana Isabela Azevedo, que nunca tinha ouvido falar em compliance, a abordagem do tema foi interessante pela relação com a ética profissional. “Realmente eu vou levar esse conceito de compliance para a minha vida”, disse.

“Todos nós estamos levando algo de novo para dentro da turma. Agora vamos conversar para trabalhar no nosso código”, disse Pedro Vitor Rangel. Já para Lucas Cauã, de Eletroeletrônica, o que mais chamou a atenção foi o jeito inovador de aplicar os conceitos dentro de uma empresa. “A partir de agora, o meu jeito de pensar e resolver um problema vai ser um pouco modificado. Vou pensar no melhor resultado e nas consequências”, contou.

A participação do gerente de Compliance da EMAP na roda de conversa do IEMA integra o conjunto de ações de fortalecimento da relação porto-cidade e se soma à parceria já firmada com a instituição. A EMAP é uma das empresas inscritas no Programa de Vivência Profissional Pra Saber Mais e recebe estudantes do 2º ano do ensino médio para uma semana de aprendizado prático – no período de férias de julho. Além disso, oferece estágio curricular para alunos dos cursos Técnico em Eventos, Meio Ambiente, Informática e Logística do 3º ano.