Circuito Saúde atende 249 no Itaqui

Publicada em: 12.08.2016

Circuito Saúde atende 249 no Itaqui

 

Motoristas de transporte rodoviário de carga que atuam no Porto do Itaqui e demais trabalhadores portuários receberam atendimento em saúde sem precisar se ausentar do trabalho. O prédio do Pátio de Regulação de Carretas do Itaqui e a área da Portaria de Acesso Sul do porto se transformaram em postos do Circuito Saúde, respectivamente nestas quinta e sexta, 11 e 12.

O programa é uma parceria da Empresa Maranhense de Administração Portuária com os Ministérios da Saúde e dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem dos Transportes (SEST/SENAT) e recebeu todo o apoio do Governo do Estado para a sua realização.

Com a meta de atender 110 pessoas por dia de atividades, o Circuito Saúde fechou com 249 atendimentos realizados - sendo 119 na quinta e 130 nesta sexta-feira, 12. “Depois de toda a mobilização é muito gratificante ver a ação se desenvolvendo de acordo com o planejado, com todos os parceiros unidos”, afirmou a gerente de Responsabilidade Social da Emap, Deborah Baesse, que coordenou a equipe responsável por articular e sediar a ação, formada por colaboradores das áreas de Comunicação e Responsabilidade Social, Serviço Médico, Manutenção, Segurança Portuária e Operações, com apoio do Órgão Gestor de Mão de Obra do Itaqui (OGMO). A equipe do SEST/SENAT foi coordenada pela diretora do sistema em São Luís, Rose Nina.

Wilson Gonçalves de Araújo, motorista de caminhão que atua no transporte de combustíveis, verificou a pressão, fez testes de glicemia, testagem de hepatite B e C e sífilis, teste de acuidade visual e auditiva e também atualizou as vacinas. Ao final do circuito, disse que vai levar bem a sério a orientação do médico. “Como eu tenho pressão alta, ele disse para eu cuidar da alimentação, com uma comida mais leve”, contou.

“Está legal, eu nunca tinha recebido atendimento assim antes”, disse Francisco das Chagas Soares de Carvalho, trabalhador portuário da área de Manutenção, depois de também passar por todas as etapas do atendimento. Ele, que mora no bairro da Forquilha, disse que fica mais fácil fazer tudo de uma só vez em seu local de trabalho.

O Circuito Saúde está sendo realizado simultaneamente em diversos portos brasileiros neste mês. O objetivo é promover ações que favoreçam a prevenção, promoção, vigilância e assistência à saúde e contribuam com o fortalecimento da relação porto cidade. O programa conta ainda com orientações nutricionais, sobre saúde do homem (câncer de próstata, de pênis e de boca), DSTs-AIDS e os prejuízos causados pelo consumo de álcool e drogas, além de dicas para o combate ao mosquito Aedes aegypt.

No Porto do Itaqui os trabalhos foram acompanhados de perto por João Calixto, representante do Ministério da Saúde; Carla Fonseca Chaves, da Coordenação Geral de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Ministério dos Transportes.