Associação dos Criadores do Estado do Maranhão vis...

Publicada em: 09.06.2017

Associação dos Criadores do Estado do Maranhão visita o Itaqui

Nesta sexta, dia 9, o Porto do Itaqui recebeu a visita de representantes da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (ASCEM) que vieram conhecer de perto o procedimento para embarque de carga viva desenvolvido pela equipe técnica de operação da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária. O grupo foi recebido pelo presidente, Ted Lago, pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento, Jailson Luz, e pela Diretora de Administração e Finanças, Danielle Nunes.

Durante a visita o grupo conheceu as potencialidades do Porto do Itaqui e seus diferenciais estratégicos e assistiu a uma apresentação sobre embarque de carga viva e criação de um corredor de exportação para carne processada com escoamento pelo Porto do Itaqui. “A ASCEM vem somar ao nosso projeto de retomada de exportação de carne, seja boi vivo ou carne processada. Como porto público precisamos fazer a nossa parte para o desenvolvimento das cadeias produtivas do Maranhão e da economia local”, afirmou Ted Lago.

“A ASCEM busca resultados positivos para os criadores e para o Estado do Maranhão, seguimos favoráveis à exportação de carne pelo Itaqui por entender que o porto provou ser um canal viável e seguro para escoamento da produção”, disse Ivaldeci Rolim de Mendonça, presidente da ASCEM.

Expertise

A operação de carga viva no Itaqui foi iniciada em 2015, devido a um acidente no Porto de Vila do Conde com esse tipo de carga. Na ocasião, foi criado um procedimento para exportação de bois vivos que contemplou os mais altos padrões de eficiência e segurança portuária, com respeito à legislação e de acordo com rígidas normas internas. Com o sucesso dos primeiros embarques a equipe operacional realizou um estudo de viabilidade para que esse tipo de operação pudesse beneficiar o produtor maranhense.

Na qualidade de Autoridade Portuária, para operar com carga viva a EMAP tem a responsabilidade de controlar a entrada e o embarque da carga, garantindo o cumprimento dos requisitos operacionais, de segurança, meio ambiente, legais, fiscais e aduaneiros da operação.