Assembleia Legislativa do MA concede título de cid...

Publicada em: 01.12.2016

Assembleia Legislativa do MA concede título de cidadão maranhense a Ted Lago

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizou na manhã desta quarta-feira (30), no plenário Nagib Haickel, uma sessão solene para entrega do título de cidadão maranhense ao presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária –EMAP - Eduardo de Carvalho Lago Filho, natural da cidade do Rio de Janeiro. A honraria foi concedida através da Resolução Legislativa nº 789/2016, oriunda do Projeto de Resolução Legislativa nº 10/2016, de autoria do deputado Stênio Rezende (DEM).

A sessão - que foi bastante concorrida – contou com as presenças dos deputados Othelino Neto (PCdoB), que presidiu os trabalhos; Bira do Pindaré (PSB); Rafael Leitoa (PDT); Vinícius Louro (PR); Marco Aurélio (PCdoB); Wellington do Curso (PP) e Antônio Pereira; os familiares e amigos do homenageado. Também prestigiaram o evento o comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar e Guerra André Luis Trindade Gomes;  o secretário de Estado de Governo, Antônio Nunes; o procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia, e o vice-presidente da Federação da Indústria do Estado do Maranhão (FIEMA), José Orlando Soares Leite.

Após os cumprimentos a todos os presentes àquela sessão, Stênio Rezende, da tribuna, falou da sua satisfação em fazer aquela justa e merecida homenagem a Eduardo de Carvalho Lago Filho, que é administrador de empresas, com pós-graduação em gestão estratégica e finanças corporativas, pela PUC do Rio de Janeiro. Ele é casado com Luciana Lago e pai de João Guilherme e Juliana.

“Este homem que é um dos expoentes da nova geração de gestores públicos, responde com eficiência e honestidade aos desafios impostos para se alcançar o tão desejado desenvolvimento. O Ted Lago – que também é piloto profissional da aviação comercial, é um dos homens de caráter mais irretocável que conheço”, acentuou o deputado, lembrando que o homenageado, embora nascido no Estado do Rio de Janeiro, sempre registrou toda a sua historia afetiva com o Maranhão.

Stênio Rezende disse ainda que aquela homenagem era um reconhecimento de todos os parlamentares daquela Casa. “Receba hoje, oficialmente, o título de cidadão maranhense de direito, porque, de fato, você já é há muito tempo. Parabéns Ted Lago”.

Comércio exterior

Durante o seu pronunciamento Stênio Rezende destacou que o sistema marítimo portuário mundial é responsável pelo escoamento de aproximadamente 90% do comércio internacional e que o Brasil - considerado forte na sua tradição marítima, transportando algo em torno de 95% do seu comércio exterior através dos navios - detém mais oito mil e quinhentos de costa. Disse ainda que o Porto do Itaqui – que é o primeiro porto público do Brasil em profundidade e o quinto em movimentação de cargas - desponta como um dos portos mais importante do país.

Ao enfatizar a importância do compromisso EMAP com a sociedade maranhense, o deputado Stênio Rezende afirmou que sobram dados estatísticos favoráveis para sublinhar a eficiência da empresa na condução dessa prioridade. “Sua gestão estratégica, ajustada aos interesses do Estado, está conseguindo fazer com que o Porto do Itaqui movimente números cada vez mais positivos”.

Patrimônio do Maranhão

O Porto do Itaqui, além de ser um patrimônio do povo do Maranhão, tem importância vital na dinamização da economia de todo o corredor centro-norte do Brasil. “Impactamos positivamente as receitas de oito estados e a vida de cerca de 50 milhões de brasileiros. Foi acertada, sem dúvida nenhuma, a escolha do governador Flavio Dino, pois Ted Lago tem feito uma gestão austera, focada em resultados, respeito aos recursos públicos e que privilegia o trabalho em equipe e a segurança portuária”, finalizou Stênio Rezende.

Agradecimentos

Ao agradecer o legislativo estadual pela honraria, Ted Lago fez um breve relato da sua vida profissional e falou da sua alegria em poder ajudar no desenvolvimento do Maranhão. Disse que, por mais que tenha morado fora por um período da sua vida, sempre retornou ao Maranhão por considerar aqui a sua casa.

“Esta homenagem aumenta as minhas responsabilidades para com o povo do Maranhão. Agora, sou um cidadão 100% maranhense”, disse Ted Lago, frisando que, nesses dois anos à frente da EMAP, teve mais acertos que erros. “Cortamos despesas e trouxemos resultados importantes para o Maranhão. Agradeço o apoio do governador Flávio Dino”, acentuou Ted Lago.

Exemplo de gestão

Os deputados Marco Aurélio e Othelino Neto também parabenizaram o homenageado. “É um exemplo a gestão de Ted Lago à frente da EMAP. Parabéns pelo título, por esta justa homenagem que esta casa lhe faz”, disse Marco Aurélio.  “É muito justa esta homenagem. Parabéns pelo título de cidadão maranhense. Eu fico feliz em tê-lo como conterrâneo”, disse Othelino Neto.