Agricultura familiar apresenta projetos ao Porto d...

Publicada em: 02.12.2016

Agricultura familiar apresenta projetos ao Porto do Itaqui

Nesta semana a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar apresentou à gestão da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária produtos com potencial para movimentar a economia do estado. O presidente da EMAP, Ted Lago, recebeu o secretário Adelmo Soares e conheceu os projetos desenvolvidos por cooperativas de vários municípios maranhenses que produzem mel, artesanato (bolsas e chapéus de fibra de buriti), tiquira, geleias, compotas e doces de fruta e abacaxi, entre outros.

A apresentação dos produtos e projetos foi o primeiro passo para estreitar relações com o porto e abrir caminho para consolidar um canal de exportação. O segundo passo, garantido pelo presidente da EMAP é o compromisso de divulgar esses produtos maranhenses no estande da EMAP na Intermodal – feira internacional de logística portuária, que será realizada em São Paulo, em abril de 2017.

Outro compromisso firmado com o grupo foi o de mediar o contato com certificadoras internacionais para comércio justo (fairtrade), organizações que trabalham para garantir melhores acordos para agricultores e trabalhadores para o mercado internacional. 

Durante a conversa com o grupo, Ted Lago falou sobre o trabalho conjunto da EMAP com diversas secretarias estaduais voltado ao fortalecimento das cadeias produtivas com potencial de gerar emprego e renda em todo o estado. Esse trabalho atende à missão confiada à gestão da EMAP pelo governador Flávio Dino, que é a de administrar o Porto do Itaqui com foco no desenvolvimento do Maranhão, para que a riqueza movimentada no porto seja distribuída para todo o estado, transformando a realidade de milhares de pessoas.

E a EMAP vem se preparando para isso. Dentro do Plano de Investimentos de R$ 255 milhões anunciado no início deste ano estão previstos R$ 26 milhões para melhorias de pátios e retroáreas, incluindo adequação de áreas para armazenagem de contêineres e modernização do sistema elétrico – o que vai favorecer operação com contêineres refrigerados.