Ação conjunta para o Carnaval nos terminais de fer...

Publicada em: 05.02.2016

Ação conjunta para o Carnaval nos terminais de ferryboat

Uma força-tarefa para o período do carnaval foi preparada pela Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Agência Estadual de Transporte Aquaviário e Mobilidade Urbana – MBO, Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, além das operadoras de ferryboat que atuam nos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe.

O plano de ação inclui combate à superlotação de veículos (ônibus e vans), reforço policial (com viaturas, motos e apoio de cães farejadores) e orientação de tráfego, blitz de educação no trânsito redirecionamento de fluxo dentro dos terminais, entre outras ações.

Também serão instalados banheiros químicos, sinalização e uma ambulância do Corpo de Bombeiros estará em plantão de sexta a domingo, com três oficiais, no Terminal da Ponta da Espera. Equipes da EMAP e da MOB estarão em plantão durante todo o carnaval para prestar informações e orientar sobre o fluxo para embarque e desembarque.

O objetivo é proporcionar segurança e tranquilidade para as pessoas que atravessam a Baía de São Marcos em direção aos municípios da baixada maranhense neste carnaval. “Nós preparamos um plano conjunto, incluindo um reordenamento de fluxo dentro dos terminais, para melhorar o atendimento necessário a todos”, afirmou o gerente de Terminais Externos da EMAP, Glauco Vaz.

Em 2015, dos cerca de 1,7 milhão de usuários que passaram pelos terminais durante todo o ano, 96 mil foram somente no carnaval – entre 12 e 22 de fevereiro. Nesse mesmo período foi registrada a travessia de 12,4 mil veículos.

Renovação – Antes mesmo de o Carnaval começar, conforme previsto no processo, começaram as obras de requalificação do Terminal da Ponta da Espera. O serviço, orçado em R$ 1,9 milhão, deve ser concluído até o final deste primeiro semestre. O projeto inclui salão de espera com área de vivência equipado com lanchonete, banheiros e fraldário, acesso seguro para pessoas com mobilidade reduzida e wi-fi – no pátio superior.

Também serão construídos vestiários para funcionários – melhorando as condições de trabalho – além de melhorias nas instalações de segurança, com pórtico e box para a Polícia Militar, câmeras e sistema de combate a incêndio.

ORIENTAÇÃO PARA EMBARQUE

Informe-se sobre os horários das viagens no site da EMAP (www.emap.ma.gov.br)

Compre os bilhetes com antecedência.

Ao optar pelos serviços dos ônibus é importante chegar a esses terminais com no mínimo uma hora de antecedência. A dica vale também para quem viaja com veículos. Chegar cedo ajuda na organização do embarque e evita atrasos.

Atenção para a lotação de ônibus e vans: só será permitido o acesso de veículos com número de passageiros compatível com a sua capacidade.

Dentro do terminal, siga as orientações de fluxo e posicionamento.