20ª Intermodal South America

Publicada em: 07.04.2014

20ª Intermodal South America

EMAP apresenta resultados históricos do Porto do Itaqui durante a 20ª Intermodal South America.

Ênfase em resultados, parcerias estratégicas, investimentos no desenvolvimento de pessoas e em eficiência multimodal. Assim a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) ampliou a capacidade de recebimento, armazenamento e expedição de cargas do porto de Itaqui, um dos mais importantes do país. Entre 2011 e 2013, diversos recordes foram alcançados, entre eles a movimentação de 45 milhões de toneladas de produtos nos três anos, redução em 59% no tempo médio de espera dos navios para graneis sólidos, aumento de 47% na taxa de produtividade também para graneis sólidos, quarta melhor gestão ambiental considerada pela ANTAQ, aumento de 76% de investimentos próprios na infraestrutura portuária. Esses resultados e as perspectivas de negócios do porto maranhense foram apresentados na 20ª edição da Intermodal South América, maior evento de Transporte e Logística da América Latina e segundo maior do mundo, que aconteceu de 01 a 03 de abril, no Transamerica Expor Center em São Paulo.

O diferencial na gestão é refletido nos bons negócios firmados e nas estatísticas. Mesmo com obras que visam à expansão da infraestrutura portuária e implantação de grandes projetos, o Itaqui movimentou 20% a mais de cargas no primeiro bimestre desse ano quando comparado no mesmo período de 2013.

"As boas parcerias firmadas, as excelentes ideias, a capacidade de execução na área operacional, o desenvolvimento de pessoas, a eficiência multimodal do porto, os investimentos de resultados na infraestrutura portuária foram determinantes nos últimos três anos para a expansão dos negócios da administradora do porto maranhense", enfatizou Luiz Carlos Fossati, presidente da EMAP.  Atualmente o porto maranhense oferece solução logística para os empreendimentos que se instalam no estado, os berços são multiusos, com flexibilidade de variedade de cargas.

Variedade de cargas

Outro marco para o Itaqui é a diversidade nas cargas. Três novos produtos incrementam o portfólio de cargas do Itaqui somente esse ano: coque, soda caustica e celulose. Para 2014, cerca de 17 milhões de toneladas de cargas deverão ser movimentadas.

A movimentação de contêineres deverá duplicar alcançando os 20 mil TEUS. A ampliação do serviço com os armadores nacionais e internacionais de contêineres no final do ano passado já reflete nas estatísticas de movimentação do Itaqui. São três linhas regulares que atendem ao porto maranhense: Aliança, CMA CGM e LOG-IN.

O início das atividades do TEGRAM, previsto para o segundo semestre de 2014, aumentará consideravelmente o volume de grãos, que deverá chegar a 7,5 milhões de toneladas/ano até 2017. O TEGRAM do porto do Itaqui mudará o eixo das exportações do país oferecendo uma logística mais eficiente aos usuários dos congestionados portos do Sul e Sudeste. A movimentação de grãos será feita através da especialização dos berços 103 e 100.