Sistema de Qualidade

Sistema de Gestão de Qualidade

A EMAP almeja transformar o Porto do Itaqui em uma referência em gestão e eficiência. Como forma de alcançar este objetivo desde 2008 a Empresa Maranhense de Administração Portuária possui o seu Sistema de Gestão de Qualidade certificado na ISO 9001 versão 2008. A ISO 9001 é uma norma internacional relacionada à Gestão da Qualidade.

Vale ressaltar que a EMAP foi a segunda Autoridade Portuária a obter esta certificação no Brasil. Esta conquista representa o comprometimento da EMAP na busca pela excelência portuária, com foco específico no fornecimento de serviços confiáveis que atendam ou superem as necessidades de seus clientes.

O certificado da ISO 9001 pode ser visualizado abaixo:


A melhoria contínua da gestão do Sistema da Qualidade é vista também através da satisfação dos clientes, em uma parceria que tem o compromisso permanente de ouvir os clientes e de buscar soluções para o aperfeiçoamento do sistema de gestão do Porto do Itaqui.


A EMAP conduz anualmente a Pesquisa de Satisfação dos Clientes para aprimorar o seu relacionamento com os mesmos. A pesquisa do ano de 2015 foi realizada com 61 clientes entre Operadores Portuários, Agências Marítimas, Importadores, Exportadores e Arrendatários e demonstrou, mais uma vez, a avaliação positiva dos serviços do Porto, com resultado superior a 75% de clientes satisfeitos. Confira aqui a pesquisa completa.


Política de Qualidade

“Prover serviços portuários com excelência através da aplicação de boas práticas de gestão.”


Na busca por manter um relacionamento sólido e transparente com seus clientes, disponibiliza o canal Fale Conosco que fica neste site para registro de sugestões/reclamações dos serviços prestados pela EMAP de navegação, movimentação, armazenamento e segurança da carga.

Satisfação de Clientes

Almejando a melhoria contínua dos seus processos, a EMAP conduz uma pesquisa de satisfação com clientes para levantar informações técnicas acerca da percepção dos clientes quanto aos serviços prestados. Através das informações obtidas nesta pesquisa a EMAP busca aprimorar suas práticas, bem como se adequar, cada vez mais, às necessidades demandadas dos seus clientes.


A última pesquisa de satisfação foi realizada em junho de 2014 e ao todo foram 61 clientes entrevistados. O relatório conclusivo revelou que em média os serviços oferecidos pela EMAP aos seus colaboradores tem a avaliação positiva de 70%.


Objetivando aumentar a qualidade e a produtividade das suas atividades a EMAP implantou o programa 8S que é baseado no 5S com o acréscimo de objetivos relacionados ao combate do desperdício, da conservação de recursos e do aumento de capital. Em maio a EMAP foi certificada pelo SENAI no programa 8S.


O certificado do 8S pode ser visualizado abaixo: