Histórico

A criação da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária – proporcionou ao Porto do Itaqui um novo estágio de desenvolvimento em operação, qualidade, desenvolvimento de pessoas e oportunidade de negócios. Suas conexões com importantes ferrovias, como a Estrada de Ferro Carajás, que se interliga com a Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina fazem do Itaqui um corredor importante para o Centro-Oeste do Brasil. São mais de 20 milhões de hectares de hinterlândia (área economicamente servida pelo porto), 2.550 km de ferrovias, 55 quilômetros de rodovias estaduais e federais a partir da BR-135.


Além de vantagens geográficas, o porto está localizado na região conhecida como MATOPIBA, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a terceira e última fronteira agrícola do país. Mais que eficiência multimodal, o Itaqui segue crescendo também em infraestrutura, volume de cargas movimentadas e reconhecimento, tudo fruto de uma gestão focada em resultados e na atração de investimentos públicos e privados que consolidaram o porto público do Maranhão como hub de grãos e combustíveis da região Centro Norte do Brasil.


A EMAP completa 22 anos de sua criação em 1º de fevereiro de 2023, data que marcou o fechamento da movimentação de janeiro com um total de 2,02 milhões de toneladas de cargas movimentadas no Porto do Itaqui. Esse volume é 39% maior do que foi registrado no mesmo período de 2022 e é mais um marco positivo para um porto que, por seis anos consecutivos, vem superando seu volume anual de cargas movimentadas.


Em 2022 foram movimentadas 33,6 milhões de toneladas de cargas e o porto público maranhense teve sua infraestrutura ampliada com mais um berço de atracação, o Berço 99, preferencial para celulose. O complexo de armazéns, tancagem e ramais ferroviários também foi ampliado com investimentos privados e para os próximos quatro anos estão previstos R$ 500 milhões em recursos da EMAP, além de mais de R$ 4 bilhões em recursos da iniciativa privada, dando continuidade à expansão portuária.


Reconhecimento


O trabalho realizado pela equipe EMAP, focado em resultados e melhoria contínua, recebeu em 2022 o reconhecimento por meio de diversos prêmios. No Prêmio Portos + Brasil, instituído pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra), a empresa ficou com o 1º lugar na principal categoria da premiação, que avalia o IGAP (Índice de Gestão das Autoridades Portuárias). O porto público do Maranhão também foi reconhecido internacionalmente, pela OEA e AAPA (Associação Americana de Autoridades Portuárias), com o prêmio de Excelência em Infraestrutura Portuária.


Além do destaque em gestão portuária, a EMAP também tem despertado o interesse e a atenção de outros portos e instituições para o Porto do Itaqui Lab, o Programa de Inovação do porto público maranhense. Equipes dos Portos de Paranaguá (PR) e Pecém (CE); de empresas, como a VLI; universidades, como a UFMA e UNDB; além de prefeituras, visitaram o laboratório para conhecer de perto todos os projetos que vêm sendo desenvolvidos nessa área.


Desenvolvimento


A atividade portuária a partir do Itaqui gera aproximadamente 14 mil empregos diretos e indiretos e alimenta diversas cadeias produtivas no estado e ao longo de sua área de influência. Além disso, os negócios movimentados pelo Porto do Itaqui são responsáveis por cerca de 35% do ICMS arrecadado no Maranhão.


Alinhada à sua visão de ser até 2026 agente de transformação e desenvolvimento do Maranhão, a EMAP atua de forma integrada com a sociedade civil e terceiro setor, por meio de participação em fóruns locais e nacionais como a ABEPH, Pacto Global das Nações Unidas, Hub de Inovação do MA, Comitê de Responsabilidade Social da área Itaqui Bacanga, além de grupos de profissionais de comunicação e recursos humanos dos portos públicos, compliance, dentre outros.